Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Claudia Jaguaribe e Mariannita Luzzati | Exposição: Natura

Descrição

A mobilidade é uma das marcas da vida contemporânea. Alguns percorrem distâncias consideráveis, diariamente, para trabalhar; muitos, sempre que possível, saem de onde quer que estejam em busca de novos estímulos sensoriais, novos ares, uma nova paisagem. Entre estas idas e vindas, o entorno denuncia o deslocamento e atesta em que medida a ocupação humana – corriqueira a ponto de raramente nos surpreender – se faz presente no no espaço. Muito antes de nossa intervenção no planeta, porém, espécies de plantas e animais também mantiveram constante movimento em razão de mudanças climáticas, distúrbios naturais e processos de desenvolvimento.

Nossa existência se deu, e ainda se dá, em conformidade com as possibilidades que a natureza oferece. Indivíduos e natureza são, simultaneamente, testemunhas e agentes das incontáveis transformações que nos afetam a todo o tempo. Tais transformações têm impactos significativos na paisagem, objeto de pesquisa tanto de Claudia quanto de Mariannita. Vista à distância, transformada em sonho de consumo de férias ou refúgio de final de semana, a paisagem se faz cotidiano por meio da presença dos jardins, aqui considerados como manifestações do nosso desejo de presença em um lugar ao qual sabemos pertencer, mas que não conseguimos deixar de modificar.

O encontro entre Claudia e Mariannita, entre fotografias e pinturas, entre linguagens e técnicas, traz à tona perspectivas distintas e complementares sobre estas e outras questões adjacentes.

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito