Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Exposição: “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro” - Casa Fiat de Cultura

Descrição

Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura de 03/nov a 23/jan | virtual e presencial

Em uma iniciativa inédita, o público terá a oportunidade de acompanhar o restauro de três obras do século XVIII do mestre Aleijadinho (1738-1814).

“Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro” celebra a reabertura da Casa Fiat de Cultura, evidenciando a importância da salvaguarda do patrimônio cultural para a arte, a história e o conhecimento das raízes da nossa identidade.

Em um processo de interação híbrida — visitas presenciais agendadas e programação virtual —, o público poderá apreciar o minucioso trabalho dos restauradores com as obras Sant’Ana Mestra, São Joaquim e São Manuel, que também poderá ser visto pelas vitrines da Casa Fiat de Cultura.

Nas redes sociais, a websérie de mesmo nome apresentará o making of de todo o processo e aspectos da vida e obra de Aleijadinho.

Este projeto inovador estará em constante movimento, pois, a cada dia, será possível vislumbrar detalhes das etapas do restauro, que estará sob a responsabilidade do Grupo Oficina de Restauro, com acompanhamento técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

São elas: análise e fotografia científica, higienização das obras, contenção de fissuras, remoção de repintura, reintegração de lacunas e manchas, complementação de partes faltantes com massa, descupinização, imunização com barreira química, para evitar futuras infestações e, por fim, a aplicação de verniz, que permite o ajuste do brilho da peça, sempre com o objetivo de mínima intervenção possível.

O ateliê de restauro, montado no hall da Casa Fiat de Cultura, poderá ser visitado presencialmente no mês de novembro em horários exclusivos com retirada de ingressos pela Sympla.

Localização
Casa Fiat de Cultura - Praça da Liberdade, 10 - Bairro Funcionários
Video

 

Data
a
Ateliê de Restauro
Entrada
Gratuito