Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Plásticas

“Exposição Paisagens Interiores - Tributo a Orlando Castaño”

Descrição

A Galeria Labyrinthus abre a “Exposição Paisagens Interiores - Tributo a Orlando Castaño”, no dia 7 de março, com visitação aberta ao público do dia 10 de março a 7 de abril, com entrada gratuita. A curadoria é de Orange Matos Feitosa. A mostra traz 42 obras, em pinturas a óleo, concebidas pelo artista entre os anos de 2018 e 2019. Orlando Castaño é um dos mais importantes artistas brasileiros, com reconhecimento internacional.

“O trabalho de Orlando Castaño nas artes plásticas não tem fronteiras. A profundidade de suas pinceladas revela como a plasticidade de suas obras não têm limites e reclama que, os jovens artistas se voltem para estudar seu processo criativo inovador. Nos anos 70, esteve presente na vanguarda artística mineira, ao lado de muitos nomes, como Lygia Clark e Mari’Stella Tristão. Participou da X Bienal em São Paulo, tem obras em museus da Alemanha, como o Baden-Württemberg”, lembra Orange Matos Feitosa. Para a curadora, realizar esse “tributo” ao artista segue seu pensamento de que as homenagens devem ser feitas a pessoas vivas. “Após mais de cinco décadas dedicados a criação artística, é imprescindível trazer à tona para memória histórica da arte mineira a atualidade das obras de Orlando Castaño.

Essa exposição se realiza também porque todos devemos muito aos artistas, mesmo quando não nos damos conta disso, porque somente as artes têm a capacidade de nos despedaçar por inteiro e nos reconstruir novamente e, para além disso, as artes nos apresentam um mundo de contradições, experiências e alteridades, sacodem nossas certezas e reviram as nossas entranhas como nenhuma outra área do conhecimento”, salienta Orange Matos Feitosa. Referente ao tema da exposição “Paisagens Interiores” a curadora explica que, não se trata de meras paisagens geográficas. “A obra de arte é única e irrepetível e pode ir até onde a imaginação alcançar. Essas paisagens da exposição não são lineares e são muito mais que paisagens”, revela.

Aos 75 anos, Orlando Castaño produz todos os dias e intensamente. Nascido em Mutum, Minas Gerais, mudou-se para Belo Horizonte em 1954, onde reside. É professor nos cursos de pintura livre na Escola Guignard/UEMG. Realizou mais de 200 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Em 1956, iniciou as aulas de pintura com a professora Rita Lott. Em 1966, participou do XXIII Salão Paranaense de Belas Artes, em Curitiba. Em 1973, viajou para Espanha e, no ano seguinte, mudou-se para Alemanha, onde cursou Belas Artes até o mestrado.

Localização
Galeria Labyrinthus - Rua Hermílio Alves, 322 - Bairro Santa Tereza
Leste
Horários
a
Com curadoria de Orange Matos Feitosa, a mostra traz 42 obras, em pinturas a óleo, concebidas pelo artista entre os anos de 2018 e 2019.
Abertura para convidados: 7 de março, sábado, de 12h às 18h.
Visitação aberta ao público do dia 10 de março a 7 de abril.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar