Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Projeto virtual "Ateliê Casa Bracher"

Descrição

Pela primeira vez, centenas de obras da coleção pessoal dos artistas mineiros Carlos e Fani Bracher estarão disponíveis na internet.

Dia 19 de dezembro, data em que Bracher comemora 80 anos, será lançado o projeto digital Ateliê Casa Bracher – que traz vídeos, fotos, documentos, além de um tour virtual, com mais de 150 obras que fazem parte do acervo do ateliê localizado anexo ao casarão onde os artistas residem há 50 anos em Ouro Preto, Minas Gerais.

O lançamento do ateliê virtual e as comemorações pelos 80 anos de Bracher acontecerão a partir das 19h, pelo site, onde será exibido um vídeo em homenagem ao pintor com a presença da Orquestra Ouro Preto e depoimentos de artistas sobre a sua trajetória, entre eles, João Cândido Portinari, Maria Bethânia, Irene Ravache e Ronaldo Fraga.

A programação segue durante o ano de 2021 com uma série de eventos online pelo site – www.ateliecasabracher.com Através de tour virtual, o público terá uma visualização em 360° dos ambientes do sobrado colonial construído há mais de 200 anos, localizado no centro histórico da cidade mineira.

Ao clicar nas mais de 150 obras, será possível acessar conteúdos variados – fotos, vídeos e textos informativos.

De Carlos Bracher, foram selecionadas 38 telas representativas de todas as suas fases: paisagens; retratos (os de Pino Solanas, Affonso Romano de Sant'anna e Leonardo Boff são alguns deles); autorretratos (que vão desde o início da carreira até os mais recentes, feitos durante o confinamento); além de pinturas com motivos marinhos e flores.

O acervo conta ainda com obras representativas de suas séries temáticas: Homenagem a Van Gogh (1990), feita no centenário da morte do pintor holandês com exposições nas Américas, Europa e Ásia; Do Ouro ao Aço (1992), sobre a siderurgia em Minas Gerais; Brasília (2006/2007), homenagem a Juscelino Kubistchek e Niemeyer; Petrobras (2012), uma ótica artística sobre o universo industrial do petróleo; e Tributo a Aleijadinho (2014), releitura contemporânea sobre a obra do grande mestre do Barroco em homenagem aos 200 anos de sua morte.

Entre as obras de Fani Bracher, estão óleos, objetos, mobiliário, panos, bordados, colchas, desenhos, figurinos de teatro, além de suas fases temáticas: Paisagens, Mineração, Flores, Ossos, Pedras e Setas. Também estão os pigmentos in natura usados na série De Pigmentos e Pedras, criada durante a pandemia.

Localização
online
Informações
Data
a
Uma casa, dois artistas: Ateliê Casa Bracher! A síntese da trajetória artística dos pintores Carlos e Fani Bracher.
Entrada
Gratuito