Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Audiovisual

Exposição virtual Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG

Descrição

“Se é função universitária também inquirir a cultura na qual se inclui, excluir o âmbito religioso seria tão somente impossível”, afirma o texto que introduz a exposição virtual Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG, que será inaugurada nesta terça, 24 de agosto, durante evento em comemoração ao Jubileu da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte.

Denominado Arte e devoção: o sagrado sob o olhar diverso da Universidade, a live será transmitida a partir das 15h, pelo canal no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (www.youtube.com/culturaufmg). A programação contará também com uma conferência, concerto do Ars Nova-Coral da UFMG e uma mesa-redonda que apresentará o percurso expositivo da mostra. Idealizada em formato virtual, Figurações reúne cerca de cem obras que abordam a temática religiosa, selecionadas a partir do rico patrimônio artístico da UFMG.

“Aproveitamos a ocasião dos cem anos da Cúria Metropolitana para revolver nosso acervo e extrair dele uma experiência plural sobre o universo imagético do cristianismo”, afirma o diretor de Ação Cultural da UFMG (DAC), Fernando Mencarelli, referindo-se ao Acervo Artístico da UFMG, que reúne mais de 1.700 obras.

Por meio do ambiente virtual da mostra, desenvolvido pelo doutorando da Escola de Belas Artes Pedro Veneroso, o visitante poderá apreciar um conjunto de pinturas, esculturas, gravuras e objetos produzidos em diferentes contextos e que atualmente se localizam na Reserva Técnica do Espaço Acervo Artístico da DAC, no Campus Cultural UFMG em Tiradentes e em outras unidades da universidade.

As obras datam dos séculos XVI ao XX e foram organizadas numa narrativa expositiva, que propõe quatro eixos de interpretação: A devoção e o templo; O povo, o rito, a festa; Os modernos e o substrato religioso; A igreja e a montanha.

Também será possível navegar por textos escritos por convidados especiais, que revelam aspectos do contexto simbólico e de produção dessas obras. Ao todo, mais de 30 pessoas participaram do trabalho investigativo e de montagem da exposição, incluindo uma série de vídeo-entrevistas que serão disponibilizadas nos próximos meses, um catálogo e intervenções audiovisuais que acontecerão em Tiradentes e na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Todos esses conteúdos permitem entrever como o fenômeno da religião é constitutivo das mais diversas expressões da nossa sociedade

. “O fenômeno religioso é múltiplo e inerente à aventura humana. De forma que a produção plástica ocidental, longamente endereçada a também figurar o substrato religioso cristão, oferece-nos um panorama complexo de tradições visuais e práticas culturais abrangentes”, comenta o curador Matheus Drumond, que é doutorando em História da Arte da PUC-Rio e professor substituto do Departamento de Teoria e Historia da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a professora da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenadora da exposição, Verona Segantini, Figurações é um convite a compreender as criações artísticas em contextos mais amplos, de forma a fazer emergir uma série de práticas simbólicas e culturais que emprestam às imagens seu sentido mais fundamental.

“Os objetos, ao figurarem modos de contato com o sagrado ou reminiscências de sua profunda penetração na cultura, convocam uma discussão aberta sobre sistemas de representação, práticas sociorreligiosas, expressões tradicionais e artísticas”, esclarece.

PROGRAMAÇÃO 15h - Abertura 15h30 - Conferência Magna Um vínculo com o passado: pérolas da arte e devoção na Arquidiocese de Belo Horizonte - Adalgisa Arantes Campos 16h25 – Concerto do Ars Nova-Coral da UFMG 16h45 - Abertura da exposição Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG e mesa-redonda

Localização
online
Data
a
‘Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG’ faz parte das comemorações do centenário da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte
Entrada
Gratuito