Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Cultural

Exposição: "50 anos do Giramundo"

Descrição

A mostra "Giramundo 50 anos" é uma exposição diferente.

Ao longo de sua história o grupo realizou muitas exposições, variando a temática, o modo de exibição dos bonecos e a natureza do acervo exposto.

Muitos formatos foram testados, com exibição de projetos técnicos originais, outros com os bonecos desmontados para compreensão dos projetos construtivos, com apresentações teatrais no espaço expositivo, de tal modo que poderíamos pensar que as alternativas estariam esgotadas.

Mas a mostra "Giramundo 50 anos" inova com um fator que ultrapassa o próprio acervo exposto, lançando o grupo numa nova era, ou numa nova forma: o Giramundo digital.

Assim, para a realização da exibição, um amplo trabalho de digitalização do acervo foi feito, documentando e preservando bonecos, desenhos, arquivos de áudio e vídeo.

Assim, o que se vê é apenas parte do propósito do projeto, e muito mais pode ser visto na plataforma Giramundo na internet, em seu site e no youtube.

Além disso, o espaço expositivo incorpora, pela primeira vez, o Cine Giramundo, uma sala de exibição da produção do estúdio do grupo que, em 20 anos de atuação, percorreu as principais técnicas de cinema de animação tradicionais, do jeito bem experimental que caracteriza o grupo.

Essa programação de vídeos, unida à exibição dos bonecos contemporâneos do Giramundo, faz da mostra uma primeira tentativa de análise crítica de sua produção completa, tanto do período clássico de Álvaro Apocalypse, quanto de seus períodos mais recentes, no século XXI, que já "anda" adiantado, não mais em seus primórdios.

Tal visão perspectiva abre novo panorama de análise do Giramundo, de seu futuro, sua produção, sobre seus novos diretores, bonecos e espetáculos, o que força a vista a enxergar rumos ainda não imaginados.

Mas, de todo modo, ela nos deixa uma impressão de frescor e otimismo, e aquela sensação de que a vida começa aos 50.

Tanto bonecos quanto filmes poderão ser conferidos de 20/05 a 30/06, na galeria CEMIG, av. Barbacena 1200, de segunda a sexta, de 9 às 18h.

Com a presença de monitores para condução de visitas guiadas, em atendimento ao visitante mais detalhista e curioso.

Localização
Galeria de arte da Cemig - Avenida Barbacena, 1200 - Bairro Santo Agostinho
Centro-Sul
Video

 

Data
a
Grupo de teatro de bonecos celebra a data revisando o acervo de marionetes, e preparando caminho para futuro, sem perder foco na essência: a magia do encontro entre bonecos, artistas e público.
Entrada
Gratuito