Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Cultural

Exposição: “A Arte da Maternidade” - Memorial Minas Gerais Vale

Descrição

O Memorial Minas Gerais Vale recebe a exposição “Arte na Maternidade” com obras de três artistas visuais, mães, e de suas respectivas filhas - Luciana Brandão e Teresa, Iaci Carneiro e Cora, Lorena Barros e Flora, e resulta de uma residência artística vivida por elas, durante três meses da pandemia.

Nesse período, entre agosto e outubro de 2021, foram produzidas dez obras de cada artista e cinco de cada artista filha, totalizando 45 obras, que ocupam as galerias do Memorial Vale, desde o dia 14 de maio, até o dia 3 de julho. 

O projeto “Exposição Arte na Maternidade” é resultado de inquietações iniciadas com a gravidez das artistas @iacizinha , @luciana_.brandao e @bruna.toledo , onde tiveram despertados uma infinidade de questionamentos artísticos, socioeconômicos e políticos sobre o exercício da maternidade com a arte.

Essas questões deram origem ao MAM – Movimento Arte na Maternidade.

O MAM busca trazer ao debate artístico importantes aspectos que permeiam a realidade de mulheres artistas, que vivenciam a primeira infância de seus/suas filhos/as, despertando para questões como: infraestrutura propícia para o processo criativo e os cuidados necessários à primeira infância dos filhos; novos ritmos criativos, alteração dos prazos de criação, os impactos no mercado de trabalho.

E, ainda, em relação ao desenvolvimento da linguagem individual dessas artistas mulheres, em extensão à maternidade, sobretudo na diferença de produção durante o convívio com as filhas e sem as filhas, identificando como lidamos com a realidade das funções maternas e profissionais.

Como criar um ambiente em que seja possível maternar e produzir arte? Qual a diferença da produção plástica com e sem a presença das filhas?

Localização
Praça da Liberdade
Praça da Liberdade, 640 - (Esquina com Rua Gonçalves Dias)
Horários
a
O Movimento Arte na Maternidade busca trazer ao debate artístico importantes aspectos que permeiam a realidade de mulheres artistas, que vivenciam a primeira infância de seus/suas filhos/as.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar