Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Fotografia

2º Prêmio Décio Noviello de Fotografia - FCS

Descrição

A Fundação Clóvis Salgado inaugura duas exposições do 2º Prêmio Décio Noviello de Fotografia, que ocuparão a CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais do dia 20 de janeiro até 11 de março de 2022. Foram contemplados os artistas visuais Chris Tigra (MG) e Matheus Dias (PE), com as exposições Recostura e Campo de Passagem, respectivamente. Com propostas criativas que reforçam o poder da arte, a nova edição do Prêmio Décio Noviello de Fotografia destaca as lacunas entre passado e presente em que os artistas constroem novas narrativas.

Em Recostura, Chris Tigra expõe em grande escala imagens de mulheres negras escravizadas, trazendo à tona uma memória escravocrata, por vezes renegada, e estruturalmente reproduzida até os dias atuais. Nas fotografias, a artista costura manualmente cordas e ataduras, reconstruindo elos e propondo uma nova forma de enxergar essa realidade. Já nas fotocolagens de Matheus Dias, estão retratados sua trajetória pessoal e os enfrentamentos e lutas antirracistas e decoloniais, provocando reflexões sobre corpos dissidentes.

Campo de Passagem reúne imagens fotográficas recortadas, coladas, sobrepostas, queimadas, unidas a elementos diversos: por meio da intervenção, uma nova realidade é proposta. Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a realização do 2º Prêmio Décio Noviello de Fotografia dá continuidade a um programa que valoriza e difunde o trabalho de artistas de todo o Brasil. “Neste ano, consolidamos por meio dessas exposições um dos editais de fomento mais importantes para as Artes Visuais no país.

Para nós, é extremamente relevante fomentar a arte fotográfica e estimular a ocupação da Casa de Fotografia de Minas Gerais, espaço essencial dedicado exclusivamente a essa prática”, destaca. O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o 2º Prêmio Décio Noviello de Fotografia.

A mostra tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster Cemig, AngloGold Ashanti, ArcellorMittal e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, e patrocínio prata da Vivo. Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Localização
CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais - Avenida Afonso Pena, 737 – Centro
Video

 

Data
a
A Fundação Clóvis Salgado inaugura, as exposições do 2º Prêmio Décio Noviello de Fotografia. Foram contemplados os artistas visuais Chris Tigra (MG) e Matheus Dias (PE), com as exposições Recostura e Campo de Passagem, respectivamente.
Entrada
Gratuito