Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Vídeo

Exposição - Retratistas do Morro

Descrição

Vídeo - Exposição - Retratistas do Morro por Afonso Pimenta e João Mendes (Aglomerado da Serra) - Fotografia

Sinopse: O projeto “Retratistas do Morro” tem por objetivo contribuir para a construção de uma narrativa histórica das imagens brasileiras, conectadas do ponto de vista de fotógrafos tradicionais que atuaram em vilas, favelas e comunidades urbanas do país, a partir da metade do século XX. Atualmente, ele é dedicado à preservação, catalogação, digitalização, restauração das fotografias e resgate das histórias de vida dos mestres retratistas João Mendes e Afonso Pimenta que, desde o final da década de 1960, documentam o cotidiano dos moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

Afonso Pimenta nasceu em São Pedro de Suaçuí (MG) e chegou em Belo Horizonte na década de 1970, quando passou a residir na favela do Cafezal, uma das vilas do Aglomerado da Serra. Enquanto ainda era gari da Prefeitura, passou a atuar como assistente do fotógrafo João Mendes e aprendendo seu futuro ofício. Registrou os bailes de soul da Comunidade da Serra, a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela e organizador dos bailes. Atualmente registra o cotidiano dos moradores do Aglomerado da Serra.

João Mendes nasceu em Iapú, município de Inhapim (MG) e iniciou sua trajetória profissional aos 15 anos, quando foi contratado pelo delegado de polícia da cidade para ser o fotógrafo oficial da perícia. Entre os deveres em casa e na escola, retratava cenas de crimes e casos forenses. Em 1973, João Mendes se estabeleceu como um dos primeiros fotógrafos profissionais do bairro Serra, em Belo Horizonte, onde vem trabalhando há 45 anos. Seus primeiros registros na região foram realizados em 1968 e representam quatro gerações de moradores do bairro.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Site do Circuito
Idealizador e Coordenador do Projeto Retratistas do Morro: Guilherme Cunha
Produção: Kelly Cristina
Classificação: Livre
Disponível a partir de 15h de 26/7 

Localização
YouTube da Fundação Municipal de Cultura e site do Circuito
Data
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim
Tags