Estabelecer conexões entre pessoas, projetos e ideias, fomentar de maneira sustentável a economia da cidade, ressignificar a forma de consumir, trazer mais consciência e valorizar a cultura do “feito à mão”. Essa é a proposta da Mercadoria, que chega a sua 12ª edição. Parte integrante do calendário de eventos da cidade, a feira reúne expositores locais e oferece aos visitantes um espaço de convivência com música ao vivo, atividade para crianças, oficinas gratuitas e área gastronômica. A iniciativa é da Amadoria, empresa que cria, planeja e realiza experiências de conexão e aprendizagem com o objetivo de fomentar a arte, a criatividade, a inventividade e a economia colaborativa local. Confirmada para o dia 15 de dezembro - às vésperas do Natal, principal data para o comércio brasileiro – a 12ª Mercadoria acontecerá na Casa Bernardi com exposição de diversos produtos de diferentes categorias, para todos os gostos e públicos.
A proximidade da feira com o Natal anima os produtores. “A Mercadoria acaba sendo uma aliada para alavancar a venda de presentes e fomentar uma compra mais consciente e criativa. É uma oportunidade de sair do comum, de fugir dos shoppings lotados, de fazer compras ao ar livre, com direito a música ao vivo, possibilidade de encontrar pessoas legais e ainda comprar presentes com mais consciência e significado”, conta Mariza Machado, cofundadora da Amadoria e uma das idealizadoras da Mercadoria. Na sua 12ª edição, a Mercadoria irá receber mais de 80 produtores locais, como Natália e Bruno, da Florinha da Nat, empresa especializada em Suculentas e Cactos. “A Mercadoria é a feira mais importante para nós, pelo empenho e cuidado das organizadoras, além do público que realmente valoriza o produtor local. Em todas as edições o nosso retorno de vendas foi muito positivo”, explica Natália.