Eventos /  Festa la la-ticket green  /  Audiovisual

Festa da Luz de Belo Horizonte

Descrição

Entre os dias 25 e 31 de outubro, o baixo centro de Beagá será tomado por ondas eletromagnéticas coloridas.

um sonho? Entrelaçando arte urbana, tecnologia e arquitetura, a primeira edição da Festa da Luz de Belo Horizonte vai transformar espaços da cidade carregados de memória e de afeto em um circuito iluminado de arte pública.

A programação começa na segunda-feira com oficinas de criação e projeção.

De quinta a domingo, instalações e projetos de iluminação cênica trazem cor e poesia para locais como o Viaduto Santa Tereza e a escadaria da Estação Central do Metrô.

Sexta e sábado, das 19h às 22h, edifícios tradicionais da região - Itatiaia, Sulacap/Sulamérica e prédios da Aarão Reis - vão receber obras de video mapping, criadas para o festival, em suas fachadas.

Ainda no sábado, o coletivo Projetemos chega junto para uma invasão luminosa em prédios da região.

A Festa da Luz foi idealizada pela Associação Cultural Casinha e pela Híbrido Comunicação e Cultura e é uma coprodução das duas com a Pública, produtora do CURA – Circuito Urbano de Arte, que acontece no mesmo período.

O Sula, novo restaurante, bar e espaço cultural, comandado pela Híbrido e localizado no Edifício Sulamérica, será o espaço oficial da Festa da Luz. “Em 2013, a Casinha promoveu uma oficina de videomapping, ministrada pelo artista Valentino Kmentt e sediada na Híbrido.

Ali foi plantada uma semente. Começamos a pesquisar os ligth festivals pelo mundo e a conversar sobre a possibilidade de criar um festival nesse formato, mesclando arte, tecnologia, patrimônio e ocupação do espaço público.

No ano passado, a Pública chegou pra somar forças com todo seu conhecimento em arte pública. E agora finalmente vamos materializar esse sonho antigo”, comemora Matheus Rocha, integrante da Associação Cultural Casinha. “Janaína Macruz e eu chegamos para somar com a nossa experiência em produção de obras de arte pública e também na direção artística do festival.

Concebemos um festival multimídia com obras site specific como é o caso da instalação do Goma que vai iluminar a fachada histórica da Serraria Souza Pinto.

A ideia é proporcionar uma experiência artística única para o público belo horizontino,” conta Juliana Flores, curadora e sócia fundadora da Pública Agência de Arte.

A primeira edição da Festa da Luz tem patrocínio da Cemig e da Becks por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Localização
baixo centro de Beagá
Informações
Horários
a
A primeira edição do festival acontece nesta semana e terá 20 obras de artistas de todas as regiões do país reunidas em um circuito de arte numa das regiões mais queridas da cidade
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar