Eventos /  Festa la la-ticket green  /  Cultura popular

Festejo da Irmandade "Os Carolinos"

Descrição

Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional festejo da Irmandade Os Carolinos, conduzido por sua guarda de congo, será realizado de forma fechada para visitantes e aberto apenas para integrantes da irmandade, em virtude da pandemia.

A festa terá início no dia 12 de junho, próximo sábado, às 9h30, com o levantamento da bandeira de aviso, um aviso aos céus e à terra de que uma festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário está para acontecer.

De 18 a 26 de junho, às 18h, a capelinha da Irmandade, localizada no Bairro Aparecida, receberá os integrantes para a novena, respeitando os protocolos de saúde.

No dia 26 de junho, sábado, às 19h, serão levantadas as bandeiras festeiras e, no dia seguinte, 27 de junho, domingo, de 5h às 22h, será realizada a chamada festa-grande.

A Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a terceira mais antiga da capital ainda em atividade.

Há mais de 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantém a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade.

Os Carolinos já foram tema de um documentário homônimo, de uma edição da Revista Marimbondo e de diversos estudos acadêmicos.

Também participaram do álbum “Aparecida, Reinos Negros” e do catálogo “Percursos do Sagrado: Irmandades do Rosário de Belo Horizonte e Entorno”.

Em 2019, o capitão-mestre da irmandade, Nelson Pereira, foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte.

O festejo de maio da Irmandade Os Carolinos é realizado com recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura e tem o apoio da Napele Produções Artísticas.

Localização
online
Informações
Data
a
a
a
Guarda centenária restringe entrada apenas a integrantes da Irmandade
Entrada
Gratuito