Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Artes Cênicas

2º Edição: Festival de Teatro em Casa

Descrição

Na sua 1ª edição, realizada em novembro de 2019, o Festival de Teatro em Casa nasceu com uma proposta bastante criativa: levar espetáculos e espectadores para dentro de casas da Grande BH e, assim, aprofundar a relação entre moradores, artistas e público, de forma mais íntima e afetuosa.

Com a pandemia de covid-19 no último ano, apresentações gravadas em casa e transmitidas online se tornaram alternativa para muites artistas e, assim, o Festival de Teatro também se adaptou ao formato digital, mas sem perder a sua essência.

Na programação totalmente gratuita, que acontece de 6 a 13 de maio de 2021, no canal do YouTube do Festival de Teatro em Casa, a curadoria reúne espetáculos, experimentos convidados e bate-papo, mantendo a concepção original do projeto, de refletir sobre a democratização do acesso da população ao teatro e ressignificar o espaço teatral convencional.

Todos os trabalhos selecionados pela equipe curatorial composta por Cris Diniz, Laís Penna e Stephanie Cunha, apresentam o espaço da casa como elemento essencial em suas dramaturgias e se destacam pela pesquisa de linguagem e experimentação.

Na abertura, dia 6 de maio, às 19h, o festival começa com a conversa de abertura “Do palco para a sala de estar: a experiência do teatro em casa”.

O bate-papo reúne a equipe realizadora e artistas participantes da edição 2019, numa conexão do espaço-tempo do agora e do território online com as memórias de um passado recente, em que era possível levar o público presencialmente dos teatros para dentro das residências.

A programação de espetáculos começa no dia 7, às 19h, com a peça convidada “Mata Rasteira”, do Grupo Caras Pintadas.

O trabalho é um encontro poético e político com o universo do teatro e da cultura afro-brasileira, utilizando a musicalidade e corporeidade da capoeira.

De sábado até a quinta, sempre às 19h, serão apresentados os espetáculos “Deixa Ser Eu” do grupo 7ª Arte do Vale do Recife/PE (8), “InTerno” da Companhia de Circo Pétalas ao Vento de Salvador/BA (9), “Glória em um Lugar Solitário”, da Cia Chicaboomchic de São Caetano do Sul/SP (10), “Antigamente é Quando?” da Cia Pierrot Lunar de BH/MG (11), “3 a 1”, do artista Cleyton Cabral do Recife/PE (12) e, na última noite de programação, 13 de maio, a peça “INcômodos”, do Corpo Coletivo e o Andar de Baixo de Juiz de Fora/MG.

Além disso, chegando nas casas com todo aconchego no horário do almoço, o festival traz mais artistas convidades pela curadoria. Na terça, dia 11, ao meio-dia, a carioca Inepta Cia. apresenta “Tem um palhaço na minha casa”. Já na quinta, dia 13, no mesmo horário, é a vez de “Amélia”, criação do coletivo Menina Miúda Produções de Manaus/AM.

SOBRE FESTIVAL DE TEATRO EM CASA

Lembram do cafezinho quentinho, do cheiro do pão de queijo saindo do forno? E a manteiga derretendo no bolo de fubá? Hum… Então já vem chegando porque o 2º Festival de Teatro em Casa (Edição Virtual) declara que está com as portas abertas para receber a arte em nossas casas!

O Festival de Teatro em Casa nasceu em 2019 e todos os espetáculos que se apresentaram em sua 1ª edição tiveram em sua essência o conceito de serem espetáculos teatrais pensados para serem apresentados em residências, assim, circularam por diversas casas da cidade de Belo Horizonte apresentações teatrais concebidas nessa proposta.

Em 2021 o Festival de Teatro em Casa permanece com a sua essência, porém dessa vez sendo veiculado no formato digital.

Localização
online
Video

 

Informações
Data
a
Em novo formato online, programação tem espetáculos e experiências digitais de diferentes estados do país e que possuem o espaço de uma residência como cerne de sua concepção.
Entrada
Gratuito