Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Audiovisual

8ª edição do Cinecipó - Festival Internacional do Filme Insurgente

Descrição

Entre os dias 11 e 21 de dezembro, acontece a 8ª edição do Cinecipó - Festival do Filme Insurgente, no Cine Humberto Mauro e no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Serão exibidos 12 longas e médias-metragens e 73 curtas-metragens; ambas as categorias estão em mostras competitivas. São filmes de diversos países e regiões brasileiras que abordam temáticas diversificadas, como étnicos-raciais, gênero, feministas, ambientalistas, entre outras. Além das exibições, haverá debates com diretores convidados durante o festival, um curso e uma oficina. No dia 21 de dezembro, no Sesc Palladium, acontecerão sessões especiais para crianças.

O festival também conta com duas sessões com acessibilidade para cegos e surdos, nos dias 19 e 21 de dezembro, às 19h, no Sesc Palladium. Toda a programação é gratuita. Na abertura do 8º Cinecipó, no Cine Humberto Mauro, dia 11 de dezembro, após a exibição do documentário “Teko Haxy – ser imperfeita”, às 19h, de Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro (39’, 2018), haverá debate com a presença das diretoras. Após o bate-papo, às 21h30, o cantor e compositor Ruspô fará uma apresentação única em BH nos Jardins Internos do Palácio das Artes. Acompanhado de banjo, baixo, acordeão e percussão, o artista fará releituras acústicas de canções dos álbuns "Esses Patifes" (2013) e "Dourados" (2016). Músico e militante, Ruspô canta conflitos do campo e da cidade, compondo e gravando suas músicas ao longo das viagens de trabalho como jornalista engajado na Amazônia, Cerrado e centro-oeste do país.

Em tempos políticos e sociais sombrios no Brasil e no mundo, o 8º Cinecipó, por acreditar que a construção de resistência e insurgência se faz também na escolha das imagens, nos circuitos específicos dos filmes e na visibilidade conferida a eles, com seus corpos, suas palavras, suas ações ou ideias imagéticas, busca ressaltar as questões políticas presentes nas telas, assumidas em concepção plural, bem como as linhas de fuga vislumbradas contra tudo aquilo que constitui violência e opressão.

Localização
Cine Humberto Mauro - Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
SESC Palladium - Avenida Augusto de Lima, 420 - Centro
Centro-Sul
Data
a
Festival apresenta um panorama da produção audiovisual de diversos países e regiões brasileiras engajada em questões políticas contemporâneas.
A abertura do evento, dia 11/12, às 21h30, nos Jardins Internos do Palácio das Artes, contará com show do cantor e compositor Ruspô. Toda a programação é gratuita.
Entrada
Gratuito