Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Cultura popular

X PRÊMIO ZUMBI - 10º Prêmio Zumbi de Cultura - E apresentações da Cia Baobá Minas

Descrição

O Prêmio Zumbi de Cultura é realizado pela Cia Baobá, com objetivo de valorizar e estimular as diversas manifestações artísticas da Cultura Negra em BH.

Novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra. Um dos eventos relacionados à data, em BH, é o Prêmio Zumbi da Cultura, que recentemente celebrou 10 anos de existência, com sua 10ª edição sendo realizada em 20 de novembro de 2019.

A premiação é distribuída nas categorias dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política. As personalidades homenageadas na noite foram: Venância Gonçalves (Matriarca do Quilombo Buriti do Meio/ São Francisco/MG) - Menção Honrosa, Zora Santos (Teatro), Babilak Ba (Música), O Quilombhoje (Literatura), Vera Lúcia de Jesus (Dança), Gabriel Ricardo Moura (Protagonismo Juvenil), Deolinda Alice dos Santos (Religiosidade), Cassia Cristina – (Atuação política), Angola Janga (Manifestação Cultural), Angela Gomes (Personalidade Negra), Mestre Primo (Grupo Iúna de Capoeira Angola) - Menção Honrosa. O projeto é idealizado por Júnia Bertolino, da Cia Baobá Minas, e o prêmio é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos.

Realizado através de parcerias com grupos culturais da cidade, com o apoio do Sesc Palladium, Fundação Clóvis Salgado, Secretaria Municipal de Cultura e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.

O patrocínio é da Rock Content. Além da premiação, dando continuidade às festividades do Prêmio, serão realizadas, no mês de dezembro, também outras atividades, como roda de conversas, exibição de documentários e apresentações artísticas.

No dia 01 de dezembro às 15h, no Centro Cultural Alto Vera Cruz, acontecerá apresentações artísticas. As atrações são Cia. Baobá Minas, Carlos Afro & Cia, Babadan - Banda de Rua e Intervenções poéticas.

Já no dia 07 de dezembro às 15h, no Centro Cultural de Venda Nova, as apresentações ficam por conta da Cia. Baobá Minas, Conversamba e Intervenções Poéticas.

Em ambos os dias ocorrerão atividades como exibição de vídeos e roda de conversas. 

Localização
Sesc Palladium - Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro
Centro-Sul
Video