Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Cultural

11ª Edição: Festival Pequenas Sessões 2021

Descrição

Depois de atravessar uma década em palcos alternativos da capital mineira, o festival Pequenas Sessões 2021, idealizado por Daniel Nunes, da banda Constantina, chega à 11ª edição.

Inteiramente virtual e gratuito, devido ao agravamento da pandemia, o evento reúne artistas de diferentes linguagens e promove exposição de obras inéditas e seminários entre os dias 24 e 28 de maio.

Entre as peças audiovisuais exibidas pelo festival, estão projetos que mesclam vertentes da música eletrônica com paisagens sonoras, gravações de campo e criações imagéticas, como os desenvolvidos pelas duplas Patrícia Bizzotto e Lucas Morais (ambos de Belo Horizonte), Bruna Piantino e João Carvalho (também mineiros), Sara Lana e Luisa Puterman (em ponte MG-SP) e Fronte Violeta – alcunha das paulistanas Carla Boregas, do trio Rakta, e Anelena Toku.

"Quando penso em 'experimental' percebo o elo desta palavra com o saber da experiência. Lembrando [o pedagogo espanhol Jorge Larrosa] Bondía, a experiência para nós sempre foi algo relacionado ao presencial, ao aprender pelo corpo.

Quero encarar que esta ruptura [a paralisação de atividades culturais à favor do distanciamento social] nos trouxe o grande desafio de desvelar outras possibilidades de promover e viver experiências", reflete Daniel sobre as motivações para realizar o Pequenas Sessões no formato virtual.

Quem procura por artes dramáticas está bem servido com as performances da ativista, atriz e diretora belo-horizontina Rauta (uma das responsáveis pela segundaPreta, plataforma de fomento à cena negra, promovida no Teatro Espanca) e Juhlia Santos (atriz do Coletivo de Artistas Transmasculines, de abrangência nacional, e realizadora do Festival Transviva, de BH).

Guitarrista do aclamado grupo BaianaSystem, originado em Salvador, o músico e produtor Junix 11 se junta à também soteropolitana May HD (artista sonora) para uma instalação que destaca objetos cotidianos (calçados, chaves, corrimões, sacolas) e recorre à percussões como sapo de madeira, apito para chamar pássaros e flauta de lata – a "ópera noise" Cinza Chumbo.

Debates ao vivo, transmitidos pelo YouTube, com a presença de músicos e profissionais do cenário independente, completam a grade do Pequenas Sessões.

Os temas abordados lançam luz à sobrevivência da arte experimental no país. Aqui, há tradução em libras.

Localização
online
Video

 

Data
a
Conhecido dos palcos alternativos de BH, festival Pequenas Sessões ganha edição virtual
Serão apresentadas 10 obras inéditas de expoentes nacionais entre segunda (24) e sexta-feira (28)
Entrada
Gratuito