Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Cultural

53º Festival de Inverno da UFMG

Descrição

De 23 a 31 de julho, a UFMG promove o seu 53º Festival de Inverno.

O evento, que é referência nacional, promoverá diálogos e performances culturais de diversas vertentes, numa programação gratuita e aberta ao público, que poderá ser acessada em breve pelo site www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Pelo segundo ano consecutivo, a realização será on-line, devido às condições impostas pela pandemia de covid-19.

Sob o tema Escutas e Vozes dos Brasis, a edição 2021 do festival aborda os impasses do Brasil contemporâneo ao rever os 100 anos do modernismo, tendo em vista as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A programação foi planejada em conjunto pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG e pelo projeto MinasMundo, que busca fazer uma revisão dos sentidos do Modernismo em diferentes linguagens artísticas, intelectuais e políticas, a partir da viagem dos modernistas para Minas Gerais em 1924.

“Essa parceria com o MinasMundo é muito oportuna.

Desde sua primeira edição, em 1967, o Festival de Inverno contribui para a reflexão sobre os destinos da arte e da cultura em Minas Gerais.

O Brasil é uma terra cheia de contradições e impasses, mas sua riqueza cultural é talvez o nosso maior trunfo e fonte inesgotável de esperança em um futuro melhor.

Debater os rumos do país à luz da Semana de 22, evento tão associado à nossa identidade, é um desafio intelectual que muito nos estimula”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Segundo ela, essa discussão começará a ser feita agora, no Festival de Inverno, e prosseguirá no Festival de Verão, em fevereiro, quando o movimento modernista completará 100 anos.

“Serão dois momentos de celebração e reflexão, que certamente ficarão marcados na história dos dois festivais”, afirma a reitora.

Durante nove dias de evento, o público poderá acompanhar essas e outras discussões em uma programação diversificada com rodas de conversas, palestras, além de duas oficinas, com direito a certificado de participação.

Na programação, também estão previstas 12 atrações artísticas – exposição virtual, espetáculo teatral, apresentações musicais, performances e encontros poéticos.

Localização
online
Video

 

Data
a
Evento, que será realizado de 23 a 31 de julho, terá programação on-line e de acesso gratuito; a programação inclui apresentações culturais, rodas de conversas, oficinas e exposição.
Entrada
Gratuito