Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Fotografia

Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte – FIF-BH 2020 - Online

Descrição

“Imagens Resolutivas” são aquelas que apontam caminhos, soluções e saídas para os problemas enfrentados coletivamente, que tensionam nossa compreensão e atuação no mundo.

O termo, trazido pelo agricultor e líder quilombola Antônio Bispo dos Santos (Nego Bispo), no Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH) em 2017, foi escolhido como tema da edição deste ano, que acontece entre os dias 7º e 12 de dezembro, pelo site www.fif.art.br.

Neste período, além de uma exposição com artistas de diversos países, a programação traz oficinas e palestras com convidados brasileiros e internacionais, bem como resultados de atividades formativas realizadas desde novembro.

A exposição contará com 43 artistas selecionados, entre fotógrafos, artistas visuais e videomakers. São nomes de 19 países, tais como Uruguai, África do Sul, Japão, Grécia, Kuwait, entre outros.

Neste ano, o FIF-BH recebeu um total de 1.745 inscrições, de artistas dos cinco continentes do mundo, para a exposição que traz como um mote complexo. “É um tema desafiador, que exige estudo, contexto.

É difícil apontar caminhos, mesmo que seja de maneira poética”, afirma Bruno Vilela, que realiza desde 2013 o FIF-BH junto a Guilherme Cunha, ambos artistas e pesquisadores.

O processo de seleção teve que ser estendido, em função da pandemia do Covid 19, e durou entre fevereiro e julho.

A situação sanitária, inclusive, fez com que o FIF-BH fosse adiado para o fim do ano e readequado para o formato virtual. Uma das ideias de levar o festival para o plano físico, de forma responsável, foi o FIF em Casa.

A proposta se desdobrou em duas modalidades: em uma, inscritos receberão gratuitamente uma publicação com fotografias impressas dos artistas que fazem parte desta edição, podendo montar suas exposições em casa; em outra, muros de casas, instituições e estabelecimentos foram selecionados para receber cartazes com imagens fotográficas do FIF-BH 2020, coladas em lambe-lambe. “Optamos por uma programação virtual, o que possibilita a participação de pessoas de vários lugares do Brasil.

Perdemos no contato, na troca presencial, mas tivemos outros ganhos. Realizar atividades virtuais facilitou também convidar profissionais de outros países para ministrar oficinas, como a fotógrafa espanhola Cristina Nuñez e o artista colombiano Ricardo Muñoz Izquierdo”, afirmam os organizadores, ressaltando a importância de fomentar e pensar a fotografia e seus desdobramentos na atualidade. “O festival entra num lugar de discussão das imagens, mas também de ampliar repertório.

A cada fotógrafo, a cada artista, vamos percebendo outras formas de produzir conhecimento, de produzir poesia, de produzir comunicação.

E, quanto mais repertório temos, mais conseguimos ler e interpretar as imagens que estão à nossa frente no dia a dia”.

Localização
online
Data
a
Entre os dias 7º e 12 de dezembro, evento apresenta exposição com 43 artistas de vários países, além de oficinas, palestras e resultados de atividades formativas
Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
Coordenação FIF / MGS
REALIZAÇÃO
Coordenação FIF / MGS