Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Literatura

CORDEL: TRADIÇÃO E REINVENÇÃO NA ESCRITA E NA LEITURA

Descrição

 

Com métrica, mote e glosa

Vai se tecendo um cordel

Memória, crítica e história

Bem cabem em seu papel

Poema e Patrimônio

Ouro e pedra feito anel.

(Madu Costa)

 

O poema de cordel atravessa séculos de existência, numa herança europeia bem adaptada ao gosto brasileiro. Inquietações sobre sua estética e reinvenções do gênero, na escrita e na leitura, serão tema desta mesa.

Jarid Arraes (SP) e Paola Tôrres (Fortaleza); mediação: Olegário Alfredo (BH)

Jarid Arraes nasceu em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), em 1991. É escritora, cordelista, poeta e autora do premiado Redemoinho em dia quente (Editora Alfaguara), vencedor do APCA de Literatura na Categoria Contos, do Prêmio Biblioteca Nacional e finalista do Prêmio Jabuti. É também autora dos livros Um buraco com meu nome (editora Alfaguara), As lendas de Dandara (Editora Cultura) e Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis (Editora Seguinte). Atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita para Mulheres, e tem mais de 70 títulos publicados em literatura de cordel.

Paola Tôrres é médica, professora universitária, escritora, compositora, cordelista e seu lema é: medicina, cordel e cantoria são remédios que vieram para curar. É autora de vários folhetos de cordel abordando temáticas ligadas à medicina e ao câncer e do livro Andei por aí – Narrativas de uma médica em busca da medicina, prefaciado pelo médico Drauzio Varella, que junto com a autora gravou a série Sertão de Dentro, que pode ser assistida no YouTube.

Olegário Alfredo é poeta, cordelista, haicaísta e xilogravurista. Membro titular da ALTO – Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) e ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É autor de vários livros publicados em diferentes editoras.

Data: 13/8

Horário: 19h30

Classificação: livre

Público-alvo: jovens e adultos

Recursos de acessibilidade: libras

Transmissão: YouTube – Ative o lembrete

 

Localização
https://www.youtube.com/watch?v=SAt8nVhd6pw
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito