Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Literatura

LITERATURA INFANTIL PARA TODAS AS CRIANÇAS NO COMBATE AO RACISMO

Descrição

Quando se coloca a infância em foco, devemos nos perguntar: “Qual infância?” Quem se vê representada nos livros de literatura infantil? Quantos espelhos – livros revelam a diversidade étnica das infâncias e juventudes brasileiras? Quanto da literatura infantil reproduz ou combate o racismo estrutural brasileiro? Esta mesa pretende discutir o protagonismo e representatividade negra no texto e na ilustração, tendo como norteadoras as questões aqui elencadas.

Kiusam de Oliveira (SP) e Josias Marinho Casadecaba (RO); mediação: Renata Moreira (BH)

Josias Marinho Casadecaba é professor de Artes Visuais no CAp/UFRR e autor de Benedito (Editora Caramelo). Três de seus livros compuseram o catálogo Bologna Children’s Book Fair em 2014, 2012 e 2010: Zumbi dos Palmares em cordel (texto de Madu Costa; Mazza Edições), O príncipe da beira (Mazza Edições) e Omo-oba: histórias de princesas (texto de Kiusam de Oliveira; Mazza Edições).

Kiusam de Oliveira é doutora em Educação e mestre em Psicologia pela USP, especialista nas temáticas das relações étnico-raciais. É autora dos livros O mundo no black power de Tayó (Editora Peirópolis), Omo-Oba: histórias de princesas (Mazza Edições), O mar que banha a ilha de Goré (Editora Peirópolis), O black power de Akin (Editora Cultura) e Com qual penteado eu vou? (Editora Melhoramentos).

Renata Moreira é doutora em Estudos Literários pela UFMG. É docente e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Coordena, junto a Ana Elisa Ribeiro e Maria do Rosário Alves Pereira, o grupo Mulheres na Edição (Cefet-MG). 

Data: 16/8

Horário: 19h30 

Classificação: livre

Público-alvo: jovens e adultos

Recursos de acessibilidade: libras

Transmissão: YouTube – Ative o lembrete

 

Localização
https://www.youtube.com/watch?v=ujFi0e_2u60
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito