Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Literatura

Mesa de debate: ADOLESCÊNCIAS E SUAS EXISTÊNCIAS CONCRETAS NA CIDADE: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS?

Descrição

 

Mesa de debate: ADOLESCÊNCIAS E SUAS EXISTÊNCIAS CONCRETAS NA CIDADE: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS? 

As adolescências são múltiplas e se apresentam em diversidade na cidade e, consequentemente, em suas demandas culturais. A mesa se propõe a refletir sobre concepções de adolescência e suas reverberações no acolhimento a esses sujeitos em distintos espaços e instituições, como escolas, bibliotecas e centros culturais.

 

Nilma Lacerda (RJ) e Sara Bertrand (Chile); mediação: Caroline Craveiro (BH)

Nilma Lacerda é escritora e professora colaboradora da Faculdade de Educação da UFF. É doutora em Letras Vernáculas, com pós-doutorado em História Cultural pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e Collège de France. Seus trabalhos têm ênfase em leitura e escrita, literatura para crianças e jovens, criação literária. Publicou, entre outros, os livros Bárbara debaixo da chuva (Editora Galera Record), Estrela de rabo e mais histórias (Nova Fronteira) e Viver é feito à mão / Viver é risco em vermelho (Editora Positivo). Escreve para as revistas Pessoa, de literatura lusófona (revistapessoa.com), e São Paulo Review (saopauloreview.com.br). No jornal Rascunho (rascunho.com.br), mantém a coluna Caleidoscópio, em parceria com Maíra Lacerda.  

Sara Bertrand vive e trabalha em Santiago do Chile. Estudou História e Jornalismo na Universidad Católica de Chile, onde lecionou no curso Apreciação estética de livros juvenis no diplomado homônimo da Facultad de Filosofía y Humanidades. Seus livros foram publicados em várias línguas. No Brasil estão A mulher da guarda e a coletânea de artigos Patos e lobos-marinhos: conversas sobre literatura e juventude, ambos publicados pela editora Solisluna e pelo Instituto Emília. 

Caroline Craveiro é geógrafa e mestra em Geografia (PUC-MG), especialista em Administração Pública e em Estudos Ambientais e servidora efetiva da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Data: 11/8

Horário: 14h

Classificação: livre

Público-alvo: bibliotecárias(os), professoras(es), mediadoras(es) de leitura, agentes culturais e pessoas interessadas pelo tema

Número de vagas: 300

Recursos de acessibilidade: libras

Inscrição: sympla.com.br/flibh

Transmissão: Zoom, YouTube – Ative o lembrete

Localização
https://www.youtube.com/watch?v=iwYeSctbnNk
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito