Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Literatura

MESA DE DEBATE: TRÂNSITOS E TRADUÇÕES NA AMÉRICA LATINA

Descrição

O trânsito entre autores e autoras mineiros e brasileiros e seus colegas nos países vizinhos sempre foi intenso. Henriqueta Lisboa, Fernando Sabino, Eduardo Frieiro e muitos mais intelectuais trocaram correspondências, ideias e obras com seus pares na América Latina. Um dos empreendimentos mais importantes quando o assunto é o trânsito de ideias e influências é a tradução. Nesta mesa, um tradutor brasileiro, estudioso da tradução entre países da América Latina, e uma tradutora mexicana, envolvida em projetos especiais de tradução de autores e autoras brasileiros por lá, conversam sobre o tema, com a mediação de uma escritora.

Paula Abramo (México) e Sérgio Karam (RS); mediação: Mariana Ianelli (SP)

Paula Abramo é autora do livro Fiat Lux (FETA, 2012/Audisea, 2020), que recebeu o prêmio de poesia Joaquín Xirau Icaza, do Colegio de México. Traduziu do português para o espanhol obras de autores como Raul Pompeia, Clarice Lispector, Luiz Ruffato, Veronica Stigger, Sophia de Mello Breyner Andresen, Gonçalo Tavares, Angélica Freitas, Ana Martins Marques, Ana Pessoa e Ana Luísa Amaral. Foi tradutora residente na Casa dos Tradutores, em Looren (Suíça), e residente, consultora e membro do conselho do Banff International Literary Translation Centre (Canadá). Recebeu o Premio Bellas Artes de Traducción Literaria Margarita Michelena em 2019 e a bolsa do Sistema Nacional de Creadores de Arte 2017-2020 na área de tradução literária para traduzir os contos de Machado de Assis.

Sérgio Karam é doutor em Estudos de Literatura pela UFRGS, autor do Guia do Jazz (Editora L&PM), tradutor dos livros Comemadre, de Roque Larraquy (Editora Moinhos), O quarto alemão, de Carla Maliandi (Editora Moinhos) e, com Ana Elisa Ribeiro, Projetos editoriais e redes intelectuais na América Latina, de José Luis de Diego (Editoras Moinhos/Contafios).

Mariana Ianelli é autora de treze livros de poesia, entre eles a antologia Manuscrito do fogo, que marca 20 anos de poesia, e América – um poema de amor (Editora Ardotempo). Também autora de três livros de crônicas: Breves anotações sobre um tigre, Entre imagens para guardar e Dia de amar a casa (Editora Ardotempo), e de dois livros para crianças, Dia no ateliê (Editora Ardotempo) e Bichos da noite (Editora Positivo). Já colaborou para os cadernos literários dos jornais O Globo, Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e Rascunho. Desde agosto de 2018, edita a página Poesia Brasileira no jornal literário Rascunho. Escreve crônicas aos sábados na revista digital Rubem e no site do jornal Rascunho.

Data: 14/8

Horário: 21h30 

Classificação: livre

Público-alvo: jovens e adultos

Recursos de acessibilidade: libras

Transmissão: YouTube – Ative o lembrete

 

Localização
https://www.youtube.com/watch?v=qkhT7ItwOyU
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito