Eventos /  Fórum la la-ticket green  /  Audiovisual

forumdoc.bh | 23º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte

Descrição

Dando continuidade ao seu tradicional escopo (exibir, debater e colocar em evidência produções que abordam diversas perspectivas autorais e culturais), o Festival do Filme Documentário e Etnográfico – forumdoc.bh volta a apresentar uma programação intensa comemorando 23 edições consecutivas. Realizado pelo coletivo Filmes de Quintal, com participação dos programas de pós- graduação em Antropologia e Comunicação da UFMG, o festival será realizado entre os dias 22 de novembro e 01 de dezembro no Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes com sessões de cinema gratuitas, além do tradicional fórum de debates que compreende sessões comentadas e um seminário associado à mostra temática principal. Esta edição proporcionará ao público a exibição gratuita de 58 filmes documentais e obras que com este gênero dialogam. A programação se organiza em três mostras: Mortos e a Câmera, com 23 filmes; Mostra Contemporânea Brasileira, com 21 filmes; Sessões Especiais, com 13 produções, além de um Seminário composto por três encontros e demais sessões comentadas.

A sessão de Abertura, dia 22 de novembro, sexta-feira, às 19h30, contará com a estreia mundial do longa Yãmĩyhex, as mulheres-espírito, com direção de Suely Maxakali e Isael Maxakali. Realizadores indígenas já com obras conhecidas em diversos festivais e anteriormente exibidas no forumdoc.bh, o cinema maxakali tem gerado intenso interesse por sua singularidade formal e pelos conteúdos relativos à intensa vida ritual desse povo indígena, conhecido como povo do canto, que resiste milenarmente e habita o norte de Minas Gerais, guardando um modo específico de existência e sua língua viva. A exibição será seguida de debate com os realizadores e a equipe do filme, além de confraternização nos Jardins Internos do Palácio das Artes.

Localização
Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 - Centro
Centro-Sul
Video

 

Horários
a
O 23º forumdoc.bh trará produções e temáticas diversificadas para debater questões em torno da diversidade cultural na mostra Mortos e a Câmera, bem como exibir a produção nacional recente na mostra Contemporânea Brasileira.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar