Eventos /  Fórum la la-ticket green  /  Audiovisual

forumdoc.bh.2020 - 24º Edição Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte virtual

Descrição

forumdoc.bh.2020
24º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte
19 e 28 de novembro de 2020
on-line (www.forumdoc.org.br) | gratuito

O forumdoc.bh, festival de cinema que mais edições realizou historicamente no estado de Minas Geras, foi criado em 1997 com o objetivo de compartilhar filmes aos quais não tínhamos acesso em salas de cinema convencionais. Buscava-se também promover reflexão e formação crítica de público, fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual. Em edições anuais e ininterruptas, o festival consolidou-se como um fórum de antropologia e cinema. Realiza retrospectivas autorais e resultantes de curadorias que se articulam em torno de conceitos, movimentos ou temáticas específicas, além de apresentar um panorama das produções documentais recentes em mostras competitivas nacionais e internacionais. Críticos, pensadores e realizadores do Brasil e de outros países são presenças no fórum de debates, um dos principais diferenciais do festival. 

A programação do forumdoc.bh.2020 segue on-line e gratuita até o dia 28 de novembro. Além dos filmes organizados em três principais grades de programação – Mostra Temática “Esta Terra é a nossa terra”, Mostra Contemporânea Brasileira e Sessões Especiais –, o público é convidado a participar das discussões e reflexões do Fórum de Debates, que compreende o Seminário "Esta terra é a nossa terra", os sete encontros com realizadores(as) da Mostra Contemporânea Brasileira, uma masterclass e as entrevistas com cineastas referenciais. Os encontros do Fórum de Debates têm transmissão pelo canal do YouTube do festival (@forumdoc), com tradução em LIBRAS.

Para o Seminário, 13 lideranças atuantes e inspiradoras foram convidadas para compartilhar suas motivações e trajetórias. Em pauta está, especialmente, a situação de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses, migrantes, trabalhadoras e trabalhadores pobres das metrópoles brasileiras. Entre os convidados estão: Preta Ferreira (artista e ativista no MSTC), Poliana Sousa (MLB) e Pedro Severien (Movimento Ocupe Estelita). Com relação às questões indígenas e campesinos, o Seminário contará com nomes como o do Cacique Babau (Terra indígena Tupinambá de Olivença), de Maria Ricarda (Quilombo Campo Grande) e de Alessandra Korap (liderança Munduruku).

Sessões especiais, seminário e masterclass com Joana Pimenta (Portugal) integram a programação totalmente online e gratuita.

A quase totalidade dos filmes que compõem a programação permanecerá online e disponível durante todo o período do festival com acesso amplo e gratuito, no site oficial www.forumdoc.org.br.

Já as inscrições para as atividades formativas (seminário e masterclass) ficam abertas de 12 a 19 de novembro.

Os interessados devem solicitar a inscrição pelas redes sociais do festival (Facebook: facebook.com/forumdocbh e Instagram: @forumdoc.bh).

A intensa programação de mostras, discussões e masterclass será aberta no dia 19 de novembro com transmissão do evento de abertura pelo canal no YouTube (@forumdoc), a partir das 19h30.

 

Localização
online
Video

 

Informações
Horários
a
Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
Associação Filmes de Quintal / APPA Arte e Cultura / Fundação Clóvis Salgado / Governo de Minas
REALIZAÇÃO
Associação Filmes de Quintal / APPA Arte e Cultura / Fundação Clóvis Salgado / Governo de Minas
Você também pode se interessar