Eventos /  Fórum la la-ticket green  /  Ciências sociais

II Fórum de Desenvolvimento Metropolitano: Economia Popular Urbana

Descrição

Os Fóruns de Desenvolvimento Metropolitano integram o projeto “As Metrópoles e o Direito à Cidade: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano (2015-2020)”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT/CNPq Observatório das Metrópoles. A iniciativa visa a promover a articulação entre sociedade civil, academia e poder público para discutir e construir ações voltadas para o desenvolvimento metropolitano.

A programação do evento é composta por atividades que ocorrerão simultaneamente (oficinas, intervenções artísticas, instalações, exposição de trabalhos e comercialização de pequenos produtos em feira aberta) selecionadas por meio de chamamento público, além de palestras e mesas-redondas compostas por membros convidados pela Comissão de Organização do Fórum, com o cuidado de contemplar os setores acadêmico, poder público e sociedade civil.

Neste ano, o evento, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e terá como tema a Economia Popular Urbana, compreendendo as diversas formas de produção, consumo, circulação e formação de redes que vêm sendo estabelecidas no território metropolitano. A escolha do tema ocorreu em decorrência da premente necessidade de refletir as ações, situações e cenários da economia popular urbana, sua intrínseca relação com a metrópole e o espaço público, bem como com políticas e estratégias de planejamento dos órgãos públicos fundados na justiça social e na democracia.

O fórum é uma realização do INCT Observatório das Metrópoles (Núcleo BH) e conta com a colaboração de pesquisadores da área, como membros do grupo Colmeia Solidária (Grupo de estudos, pesquisa e extensão em economia popular e solidária) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Alter-Nativas (Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em economia solidária da Escola de Engenharia da UFMG), além de assessores de vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Localização
Escola de Arquitetura da UFMG
R. Paraíba, 697 - Savassi
Centro-Sul
Informações
Horários
a
Entrada
Pago
PROMOÇÃO
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT/CNPq Observatório das Metrópoles
REALIZAÇÃO
Observatório das Metrópoles (Núcleo BH) / Colmeia Solidária - Faculdade Escola de Engenharia da UFMGde Ciências Econômicas da UFMG / Alter-Nativas
Você também pode se interessar