Eventos /  Fórum la la-ticket green  /  Ciências sociais

III Fórum Acervos Arqueológicos - Museus, Instituições de Guarda e Pesquisa

Descrição

Nos últimos dois anos, o Grupo de Trabalho Acervos da Sociedade de Arqueologia Brasileira (GT Acervos da SAB), juntamente com a Rede de Museus e Acervos Arqueológicos (REMAAE) tem conseguido organizar importantes espaços de discussão por meio das realizações dos Fóruns de Acervos.
O primeiro realizado em Ouro Preto, em 2017, e o segundo no Rio de Janeiro, em 2018. Os dois primeiros fóruns resultaram em grande amadurecimento e na elaboração de documentos que têm nos auxiliado a fortalecer a militância em prol da gestão dos acervos arqueológicos.
Visando a dar continuidade aos esforços dos coletivos, convidamos todas e todos a participar do III Fórum de Acervos Arqueológicos, novamente como ação conjunta do GT Acervos da SAB e da REMAAE.
O III Fórum Acervos Arqueológicos acontecerá entre os dias 02 e 04 de outubro de 2019 na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e terá como tema Museus, Instituições de Guarda e Pesquisa. Com a temática queremos alcançar as ações traçadas no Fórum passado, convidando as instituições de guarda e pesquisa de todo país a participar do Fórum e nossos coletivos de discussão.

Para a edição deste ano, além dos espaços de auto-organização dos nossos coletivos e pautas, oficinas de capacitação serão realizadas com o foco de atender os profissionais de instituições de guarda e pesquisa do patrimônio arqueológico. Dessa maneira, o Fórum contará com a realização de conferências, oficinas de capacitação e mesas-redondas com profissionais, instituições e órgão ligados à gestão das coleções arqueológicas.
Uma novidade para esse ano é o formato da apresentação das pesquisas. Com o objetivo de contemplar um número maior de pesquisas, assim como de produzir um material para além do evento, as apresentações de trabalho serão em formato de pôsteres e publicação de artigos. Os pôsteres das pesquisas ficarão expostos durante todo o evento, sendo os trabalhos apresentados convidados a submeter artigos no Dossiê do III Fórum de Acervos.

Localização
Auditório do Centro de Atividades Didáticas 02 - (CAD 02) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Pampulha
Horários
a
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Acessibilidade parcial
Você também pode se interessar