Eventos /  Fórum la la-ticket green  /  Cultura popular

Fórum Forró de Raiz - Fórum Mineiro de Forró em Belo Horizonte

Descrição

O evento reunirá personalidades, artistas, pesquisadores, profissionais e simpatizantes para promover o debate acerca do registro do Forró como patrimônio imaterial do Brasil, além de promover um encontro onde serão discutidas as Matrizes Tradicionais e outras questões relativas da cadeia produtiva, mídia, território e comunidades do forró. 

A programação contará com mesas para fomentar o debate sobre a importância cultural do movimento, além de apresentações, shows e atividades diversas. Para o reconhecimento de um bem cultural como Patrimônio Imaterial Brasileiro é preciso comprovar que ele tem continuidade histórica e relevância nacional para a memória, a identidade e a formação da sociedade nacional. 

Trata-se dos aspectos sobre o Forró de Raiz que precisam ser levados em consideração para a correta salvaguarda dessa manifestação cultural. 

É sobre essas diretrizes que os participantes do Fórum Mineiro se debruçarão. Os resultados das discussões em Belo Horizonte – somadas às realizadas em outras regiões por onde o fórum passou e passará – vão compor um dossiê sobre o Forró de Raiz. 

Trata-se de uma vasta documentação, que inclui registros audiovisuais, pesquisa etnográfica e inventário. 

O material (Dossiê) será entregue ao IPHAN. Em seguida, caso o órgão emita parecer favorável ao registro, o processo será submetido ao seu Conselho Consultivo, que toma a decisão. Se ela for favorável, o forró é inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão do IPHAN e recebe o título de “Patrimônio Cultural Imaterial”.

Posteriormente as questões suscitadas nestes encontros sobre a cadeia produtiva e ações de salvaguarda através de políticas públicas que mantenham a vitalidade do gênero, serão levadas em audiências públicas e reivindicadas em outros encontros pelos coletivos de forma a manter viva a tradição do nosso movimento cultural.

 

 

Localização
IPHAN-MG - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Rua Januária, 130 - Floresta
Centro-Sul
Informações
Horários
a
Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
Forró.ORG é um coletivo de artistas profissionais do movimento internacional do forró.
REALIZAÇÃO
Forró.ORG é um coletivo de artistas profissionais do movimento internacional do forró.
Você também pode se interessar