Eventos /  Filmes la la-ticket green  /  Audiovisual

Histórias de Alimentar a Alma - Episódio 1 - Quadrilha Pipoca Doce (BH) - Dona Helena - Canjica

Descrição

A canjica está diretamente ligada à história da Quadrilha Pipoca Doce e de uma de suas principais incentivadoras, a Dona Helena, personagem deste episódio do “Histórias de Alimentar a Alma”. 

Criada em 2007, a quadrilha Pipoca Doce nasceu de uma brincadeira de três amigas que moravam no Morro das Pedras, na região oeste de Belo Horizonte. A partir de 2013, a direção artística do grupo foi assumida por Igor Paulo, alcançando, neste mesmo ano, o primeiro lugar do Grupo de Acesso do Arraial de Belo Horizonte. Em 2018, chegou em segundo lugar no grupo especial e, no ano seguinte, tornou-se a grande campeã do evento principal. 

Todos os integrantes têm suas famílias ligadas indiretamente ao grupo, seja na confecção de adereços, na torcida ou na culinária. E é neste contexto que entra dona Helena, mãe do diretor artístico Igor Paulo. Além de uma excelente cozinheira, a integração de Helena com o mundo junino vem de berço. Ainda jovem, seu pai, João Paulo, junto com sua mãe, Iolanda Gomes, promoviam gratuitamente no bairro onde moravam a canjica de São João,o que fez com que Helena criasse uma forte relação com a culinária tradicional junina. Neste episódio, Dona Helena apresenta um pouco dessa história e ensina a receita tradicional que faz parte da biografia de sua família. 



 

Forma de veiculação: Instagram, YouTube, Facebook e site 


Classificação: livre

Localização
online
Centro-Sul
Informações
Data
a
online
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim