Eventos /  Lançamento la la-ticket green  /  Comunicação

Live Minas Vivas! com Brenda Marques e Cida Falabella + Lançamento da Revista “A Imensa Minoria” #3

Descrição

No próximo dia 8 de setembro de 2020, acontece a publicação online e gratuita da 3ª edição da revista mineira “A Imensa Minoria”. O lançamento terá transmissão ao vivo na terça-feira, dia 8, em live da jornalista Brenda Marques pela página Minas Vivas, com a artista e vereadora Cida Falabella, uma das apoiadoras dessa edição, além da designer Marsha Marques e do artista uruguaio Germán Milich, que vive em Belo Horizonte. Brenda é uma das organizadoras da revista.

“A Imensa Minoria” #3 chega ao público repercutindo os impactos da pandemia do covid-19 no Brasil e na produção artística de Belo Horizonte e da América Latina. Idealizada pelo ator e artista Germán Milich Escanellas, seu desejo principal é qualificar a discussão sobre economia cultural na cidade e entorno, disseminando conhecimentos e opiniões de maneira responsável e totalmente gratuita. A revista traz como lema a frase: “A arte, como a luz do sol, pode e deve chegar a todos”.

Assim, esta edição traz reflexões sobre a memória política e cultural de Minas no período da ditadura militar brasileira, em matéria sobre o “O Aparelho da Rua Atacarambu”, no bairro São Geraldo, numa conversa com o professor e mestre em educação Moacir Gomes de Almeida, e entrevista com a Maldita Cia de Teatro, que fala sobre o seu novo espetáculo, “Transe”, com previsão de estreia para 2021, resgatando o passado de horror e tortura na América Latina, e que teve de adaptar seus ensaios neste ano por meio de plataformas digitais.

Além disso, Brenda Marques assina uma reportagem sobre a atuação do grupo “AzDiferentonas”, em reflexão sobre o teatro como instrumento de mobilização política no mandato coletivo e democrático dentro da Gabinetona da Câmara de Belo Horizonte. O texto se conecta com uma matéria do ator Bremmer Guimarães, que repercute os impactos do covid-19 no ensino das artes no Cefart, escola da Fundação Clóvis Salgado, e as ações do movimento Menos Palácio Mais Artes na rede.

A terceira edição d’A Imensa Minoria conta ainda com uma entrevista com a cantora Iaiá Drumond, que fala sobre de que forma a situação de pandemia e quarentena a colocou num novo vínculo com o lançamento do seu primeiro CD, além de uma análise sobre contos clássicos da escritora uruguaia Maria Luisa de Francesco, que investiga a literatura mundial e latinoamericana sob uma ótica feminista.

Buscando democratizar o acesso à produção acadêmica no país, a revista conta também com os artigos “Economia criativa: o antes e o possível depois da pandemia e a situação do mercado cultural na América do Sul”, da diretora e atriz mineira Michelle Cristina Alves Silva, radicada na USP, em São Paulo, e “A Política Nacional de Alfabetização no governo Bolsonaro: uma afronta à comunidade científica e educacional no Brasil”, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização da Universidade Federal do Rio Grande (do sul do país).

Localização
online
Data
Revista cultural A Imensa Minoria chega à sua 3ª edição com lançamento gratuito na internet no próximo dia 8 de setembro
Publicação de artes e política é organizada pelo ator Germán Milich Escanellas em parceria com a jornalista Brenda Marques do coletivo Imersão Latina
Entrada
Gratuito