Eventos /  Lançamento la la-ticket green  /  Cultural

7ª edição do Prêmio BDMG Cultural

Descrição

As inscrições para o 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento estão abertas até o dia 9 de setembro de 2021. O Edital dá continuidade à parceria entre o Cine Humberto Mauro e o BDMG Cultural, unidos pelo fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro. A parceria entre as instituições tem como objetivo premiar e estimular o trabalho de profissionais independentes através de curtas inéditos.

A nova edição do Prêmio propõe aos realizadores o desafio de pensar um Cinema de Invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945 – 2003). O marco do Cinema de Invenção é o pensamento voltado à produção experimental, e, no contexto do Prêmio, surge como um estímulo aos processos criativos cujas propostas estéticas e conceituais utilizem meios de produção de baixo custo, popularizados com o acesso à tecnologia digital.

A temática é livre, contando que os proponentes tenham realizado os curtas-metragens respeitando as condições de isolamento social. Os candidatos devem realizar a inscrição de um curta-metragem inédito e finalizado, contando com uma estrutura mais simplificada de produção – as filmagens podem ser feitas inclusive por aparelhos celulares, com duração máxima de 10 minutos. 20 curtas-metragens serão premiados com o valor de R$ 6.000,00 cada.

A decisão de conceder o prêmio a obras já finalizadas tem o objetivo de encurtar o tempo de produção e acelerar o processo do recebimento do recurso disponível para a ação. Todos os filmes premiados serão exibidos em plataformas on-line e em mostras gratuitas e presenciais no Cine Humberto Mauro. As exibições presenciais serão realizadas tão logo as instruções para o enfrentamento do COVID-19 determinarem os protocolos sanitários para a realização segura de tal atividade. "O Edital de curtas-metragens de baixo orçamento chega em sua 7ª edição e reafirma o compromisso do BDMG Cultural e da FCS em estimular a produção audiovisual de Minas Gerais.

Atravessamos uma pandemia que faz com que o setor cultural se reinvente a todo instante; e isso também impacta os modos de produção e os processos artísticos de filmes", ressalta Gabriela Moulin, diretora-presidente do BDMG Cultural. Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a continuidade desse Edital é fundamental para o estímulo à cadeia produtiva do audiovisual em Minas Gerais. “Buscamos estimular a diversidade, a experimentação e a liberdade na linguagem cinematográfica.

Os debates em torno do Cinema de Invenção, já tão estimulados pela programação do Cine Humberto Mauro, se tornam ainda mais potentes por meio do Prêmio, que une a expertise de duas grandes instituições mineiras. O estímulo aos realizadores se dá pelo fomento, mas também pela difusão dessa produção, por meio do Cine Humberto Mauro e da plataforma streaming CineHumbertoMauroMais”, comemora a presidente.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, do BDMG e BDMG Cultural, apresentam o 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de estímulo ao curta-metragem de baixo orçamento. O Prêmio tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, viabilizado pelas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e da AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio ouro da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Localização
online
Horários
a
Nova premiação propõe que realizadores pensem o conceito

de Cinema de Invenção; Edital contemplará 20 filmes inéditos e finalizados, contando com uma estrutura simplificada de produção
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar