Eventos /  Lançamento la la-ticket green  /  Literatura

Lançamento do livro: Elas, as mãos, o infinito - Palácio das Artes

Descrição

A poesia que surge das mulheres está em alta. Como protagonistas, elas ocupam cada vez mais espaço na produção literária no Brasil. Por acreditar na força e na beleza da poesia feminina, a Páginas Editora reuniu 37 poetas, no ano passado, e publicou a antologia Elas, a alma, a cura, cuja primeira edição está praticamente esgotada. O Palácio das Artes recebe agora a segunda edição da antologia, com lançamento justamente no Dia da Mulher: 8 de março.

Elas, as mãos, o infinito dá continuidade à publicação, que se firma mais como um movimento de estímulo à escrita poética das mulheres, o que simplesmente um livro. Se, na primeira edição, a obra reuniu novos nomes e poetas consagradas como Ana Martins Marques, Ana Elisa Ribeiro, Érica Toledo e outras, desta vez chegam Maria Valéria Rezende, ganhadora de vários prêmios, incluindo o Jabuti, e Bruna Kalil, considerada uma revelação da poesia produzida em Minas, junto com dezenas de poetas que circulam no meio literário. Algumas publicam pela primeira vez, outras são prosadoras experimentando a poesia.

A escolha do tema teve a intenção de destacar o fazer feminino, em todo e qualquer universo. Tudo surge das mãos, ainda que essas mãos estejam no coração ou na alma, na força mental, emocional, espiritual ou até magística dessas mulheres. O sucesso da primeira edição da antologia motivou a editora a oferecer o espaço de publicação e circulação da escrita poética de mulher, dando voz às mensagens que chegam da vivência e da beleza femininas. A primeira edição trouxe também textos das primeiras poetisas brasileiras de que se tem notícia: Narcisa Amália, Josefina Álvares de Azevedo, Júlia Cortines, Beatriz Brandão, Auta de Sousa, Francisca Júlia da Silva e Emília de Freitas.

A capa de Elas, as mãos, o infinito foi elaborada com ilustração/colagem de Patrícia Duarte, mesma artista da primeira edição, e todas as profissionais envolvidas na produção e na divulgação do livro são mulheres, incluindo as organizadoras Leida Reis e Cláudia Rezende, a designer Christiane Morais e as divulgadoras Ana Faria e Patrícia Guimarães, além da consultora Letícia Cota.

Localização
Café do Palácio | Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Centro-Sul