Eventos /  Lançamento la la-ticket green  /  Literatura

Lina Rosa lança “Bichos Vermelhos” em BH

Descrição

Juntos em “Bichos Vermelhos”, o livro – em declínio de prioridade entre as atividades infantis – e os animais em extinção formam uma obra de resistência a um mundo que não parece prestar atenção às suas perdas cotidianas. É por meio dessa relação entre a experiência pouco valorizada do papel e a ainda vagarosa conscientização ambiental que o livro infantil da pernambucana Lina Rosa constrói uma bela metáfora, valiosa para as crianças e jovens. Editada pela mineira Aletria, a segunda edição da obra tem prefácio assinado pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e será lançada no sábado, dia 30 de novembro, em Belo Horizonte. No evento, que acontece na Livraria da Rua, das 11h às 14h, a autora vai mediar uma leitura pública e autografar exemplares. A ideia é aproximar as crianças de um habitat peculiar, tanto para os animais da fauna brasileira quanto para a leitura, em um espaço acolhedor, com uma bela instalação e esculturas gigantes criadas especialmente para a atividade.

A editora Rosana Mont’Alverne conta que o livro de Lina Rosa foi recebido com muito entusiasmo pela Aletria. “Nos apaixonamos pelo livro à primeira vista. Ansiávamos por um livro que falasse da diversidade da fauna brasileira e dos perigos que a espreitam de um jeito leve, bem-humorado, acertado e ao mesmo tempo poético e sensível. A obra de Lina conseguiu tudo isso e tornou-se um título litero-informativo como não se vê habitualmente no mercado”, ressalta. “Além disso, todo o projeto gráfico, as ilustrações e o acabamento aveludado da capa proporcionam uma experiência estética e sensorial ao leitor”, completa. Mont’Alverne destaca, principalmente, a urgência do assunto tratado pela obra, tão em voga nos últimos tempos, com o aumento galopante da devastação da Amazônia e as diversas tragédias ambientais que vêm acontecendo no Brasil. “O tema torna-se ainda mais relevante com os recentes dados divulgados sobre o desmatamento da Amazônia, os incêndios criminosos e os desastres ambientais em Minas Gerais, que abriram uma ferida difícil de cicatrizar.

Precisamos falar sobre preservação do meio ambiente, da fauna e da flora. Precisamos tomar partido urgentemente: o partido da natureza. As crianças e jovens merecem saber dos ‘Bichos Vermelhos’ de Lina Rosa. Afinal, são eles que podem garantir um futuro sustentável para todos nós".

Localização
Livraria da Rua - Rua Antônio de Albuquerque, 913 - Bairro Funcionários
Centro-Sul
Informações
Data
a
Escritora pernambucana Lina Rosa lança em BH ‘Bichos Vermelhos’, livro infantil sobre animais em extinção.
Entrada
Gratuito