Eventos /  Lançamento la la-ticket green  /  Literatura

Live de Lançamento: “L” de Diferença, de Clovis Salgado Gontijo

Descrição

Cada indivíduo é um “estranho ímpar”, de acordo com o poema “Igual-Desigual” de Drummond. De que modo seria possível nomear a diferença contida na singularidade? Esse desafio conduziu Clovis Salgado Gontijo a se debruçar sobre um tema tão pertinente, que resultou em “L” de Diferença, que a Quixote+DO acaba de lançar. O livro, disponível no site da editora www.quixote-do.com.br, aborda um mundo que teme e discrimina os que não se enquadram dentro dos estreitos limites do que chamamos.

O lançamento virtual acontece no próximo dia 15 de outubro, às 20 horas, no canal do YouTube QuixoteDo Editoras Associadas. A live terá a presença do autor e convidados.

Dirigido especialmente ao público juvenil, “L” de Diferença provoca uma discussão que pode cativar todos os leitores. “O tema das diferenças individuais já me interessa há muitos anos”, conta Clovis. “Vejo que a diferença é, ao mesmo tempo, uma fonte de riqueza e de sofrimento, especialmente quando a diferença não é uma nobre ‘distinção’, mas uma espécie de dissonância em relação a um modelo estético ou de comportamento dominante”, observa o autor.

Tendo em vista seu tema condutor, o livro foi pensado especialmente para jovens leitores entre 16 e 19 anos. Além de proporcionarem contato literário e poético com o tema da diversidade e do bullying, os contos poderão servir de base para discussões em sala de aula, a partir das reflexões filosóficas, existenciais e espirituais por eles despertadas.

“L” de diferença é composto por três contos.

Cada um deles aborda um tipo específico de diferença, experimentado por seu protagonista. Tais diferenças fazem com que três jovens, pertencentes a variadas épocas e contextos, sejam alvo de atos de discriminação, bullying e exclusão. A incômoda diferença é superada nos contos por um momento de “graça”, que permite ao leitor - e, em alguns momentos, às personagens – reconsiderar o papel da diferença na constituição da condição humana e de sua subjetividade.

“Percebi que seria interessante abordar três manifestações da diferença, numa espécie de composição musical em três movimentos, uma referência relacionada à minha formação como músico”, diz Clovis. “Ser ou ter sido vítima de bullying devido a uma diferença não tolerada socialmente deixa marcas indeléveis”.

O autor mostra que mesmo nesse solo íntimo machucado, novas luzes podem irradiar e permitir o crescimento de algo belo e inesperado.

“Também penso que a abordagem do tema em questão seja mais que nunca necessária nos dias de hoje. Vemos o crescimento recente de atitudes discriminatórias no Brasil e no mundo, que nos surpreendem e desanimam”, considera o autor. “Por isso, torna-se especialmente relevante a abordagem do tema da diferença, elaborada de um modo que também evite apropriações ideológicas em nosso país tão polarizado. É a condição humana que está em jogo, e acredito que ela esteja para além de discursos pré-estabelecidos”, diz.

Localização
online
Video

 

Data
Voltado para o público juvenil, “L” de Diferença, publicado pela Quixote+DO, fala sobre diversidade e bullying. Live de lançamento será no dia 15 de outubro, no canal do YouTube da editora.
Entrada
Gratuito