Eventos /  Leitura la la-ticket green  /  Educação

Sábado com Libras: Desvendando as Constelações Guaranis - Espaço do Conhecimento UFMG

Descrição

O conhecimento astronômico dos povos indígenas está diretamente ligado ao cotidiano das aldeias, onde se cultiva uma relação íntima com os fenômenos celestes. No próximo sábado, dia 08 de fevereiro, os visitantes poderão entender melhor o assunto na atividade Desvendando as constelações guaranis, que acontece às 14h. Na ocasião, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe a atriz e intérprete Dinalva Andrade, que torna a contação de histórias acessível ao público surdo.

Profundos conhecedores da fauna e da flora, os povos guaranis dão muita importância ao céu e a seus elementos. A Via Láctea é chamada de Caminho da Anta pela maioria de seus grupos, que enxergam muitas figuras formadas pelo conjunto de estrelas. A mais famosa é a Constelação da Ema, que mostra a ave devorando dois ovos que estão em sua garganta.

Sábado com Libras

Desde 2015, o projeto Sábado com Libras une pessoas fluentes em Língua de Sinais e estudiosos do idioma para encontros e trocas. Atualmente, a programação oferece atividades semanais acessíveis sobre ciência e cultura semanalmente.

Localização
Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 - Bairro Funcionários
Centro-Sul
Data
A atividade tem classificação livre, é gratuita e acessível às pessoas que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar, é preciso somente retirar uma senha na recepção.
Entrada
Gratuito