Eventos /  Mesa de conversa  /  Artes Cênicas

Mesa redonda: Ópera, Cinema e cultura popular - Mostra Cinema e Ópera FCS

Descrição

A Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Unimed BH apresentam uma edição especial da tradicional série de debates História Permanente do Cinema. Nesta sexta-feira (8), às 19h, a mesa-redonda inaugura a série de debates que compõem a mostra Cinema e Ópera. Com o tema Ópera, Cinema e cultura popular, o debate contará com a participação da professora titular da UFRJ do Curso de Direção Teatral e Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Carmen Gadelha, da pianista e produtora cultural à frente da Vlaanderen Produções Culturais e membra do Advisory Board da Ópera Co-Pro, Flávia Furtado, e da Doutora em Ópera Barroca, vencedora do Prêmio Flaiano (2018) e diretora e apresentadora do podcast do Theatro Municipal de São Paulo, Ligiana Costa.

O debate terá mediação da diretora cênica e curadora da mostra Julianna Santos e será transmitido de forma gratuita pelo Canal da FCS no YouTube e pela plataforma CHM+ através de link disponibilizado na aba “ao vivo”. Segundo Julianna Santos, curadora da mostra, a ópera sempre foi uma forma de arte muito inspiradora como fonte temática de memoráveis momentos. “Frequentemente, o primeiro contato de uma pessoa com a ópera se dá através de um filme, da televisão, do desenho animado, e mais recentemente, pelo vídeo game”, ressalta a curadora, que ainda destaca que, por questões diversas, a ópera é confrontada em alguns momentos de sua história com alegações de ser um gênero elitista. “Para este debate, trazemos convidados para falar da história da cultura popular e sua relação com a ópera, bem como a ópera, enquanto arte viva, busca como todas as outras artes uma conexão com o seu tempo”, conta.

Na mostra, alguns filmes em cartaz ilustram esta relação, seja através de sua exemplificação na trajetória de um compositor específico, como é o caso da série televisiva A Vida de Verdi, seja ao trazer registros de óperas apresentadas no Brasil em espaços não convencionais, como a montagem de Sonho de Uma Noite de Verão, apresentada no Parque Lage (RJ). Também serão nortes para o debate os filmes que contam com a presença da ópera em suas narrativas – nos quais ela é utilizada com o objetivo de ressaltar determinado momento ou mesmo como forma de ajudar a contar uma história a partir do entrecruzamento de temas entre a ópera e o próprio filme – como é o caso dos selecionados Closer – Perto Demais (Cosi Fan Tutte), Os Intocáveis (Pagliacci) e Atração Fatal (Madame Buttlerfly).

Os debates da série História Permanente do Cinema Especial integram a mostra Cinema e Ópera, que faz parte da Temporada de Ópera on-line 2021 da Fundação Clóvis Salgado, realizada pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizada pela Appa – Arte e Cultura. Têm como apresentadora do Programa a Unimed-BH / Instituto Unimed-BH, e como patrocinadores a Cemig e a AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio ouro da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Localização
ONLINE
Data
a
Entrada
Gratuito