Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Arquitetura Decoração e Designer

Azulejos de Papel

Descrição

O vídeo "Azulejos de papel" apresenta o registro da intervenção desenvolvida pelos artistas Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada (Grupo Poro), em um recorte da exposição "Outras Habitabilidades", em exibição no Museu Casa Kubitschek, integrante da programação do Pampulha Território Museus. Inspirada em ação realizada pela dupla entre 2007 e 2011, esse conjunto de intervenções se baseou na fixação, por meio da técnica do lambe-lambe, em muros de diferentes localidades e com reproduções em papel de padrões variados de azulejaria. No museu, os dois artistas retomam a série, instalando novos azulejos nos banheiros, suíte e closet do local. As padronagens escolhidas fazem referência tanto à azulejaria predominante no Conjunto Moderno da Pampulha, e ausente na Casa, quanto a fragmentos do painel do artista Paulo Werneck, instalado no pátio da edificação.

Além de funcionar como um elemento que busca reforçar a integração do Museu Casa Kubitschek às demais edificações modernas do Conjunto, "Azulejos de Papel" coloca em evidência as diversas maneiras de ocupar e viver, mas também produzir arte na cidade, as relações entre espaço público e privado, assim como a dimensão material como referência para medir e analisar a passagem do tempo.

O vídeo também traz uma conversa com Brígida Campbell, em que ela aborda a trajetória do grupo e sua relação com a cidade e seus espaços, o processo de execução e desdobramentos de "Azulejos de papel" e faz um convite à participação do público, que além de acompanhar a atividade de modo virtual, pode visitar presencialmente a intervenção no Museu Casa Kubitschek, sempre de quarta a domingo, das 11h às 18h, mediante agendamento prévio e gratuito pelo site pbh.gov.br/reaberturamuseus. As imagens utilizadas na intervenção estão disponíveis para download AQUI

A ação foi realizada respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte. 

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. 

 

Localização
Video

 

Informações
Data
a
Entrada
Gratuito