Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Arquitetura Decoração e Designer

PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS DISCUTE O ELEMENTO ARQUITETÔNICO COBOGÓ NO TERCEIRO VÍDEO DA SÉRIE "ARQUITETURA E ILUSTRAÇÃO"

Descrição

A série "Arquitetura e Ilustração" apresenta os elementos arquitetônicos do Museu Casa Kubitschek por meio de desenhos narrados. A cada episódio, um ilustrador/arquiteto é convidado a desenhar e discutir as principais características de um elemento. A casa que abriga o museu é um exemplar da arquitetura modernista dos anos de 1940 e conta com diversos elementos que foram utilizados de forma inédita e amplamente disseminados nas décadas seguintes. No terceiro vídeo da série, convidamos a artista, quadrinista e zineira Aline Lemos para falar sobre o COBOGÓ.

Acredita-se que o cobogó do museu foi construído em 1943, juntamente com a edificação projetada por Oscar Niemeyer. Além do aspecto ornamental, ele tem a função de oferecer um local fresco, arejado e sombreado para a área de lazer. Ao longo do vídeo, Aline aborda a criação desse elemento, mas também sua funcionalidade, seu emprego em diferentes projetos de arquitetura modernista e discute sua presença na paisagem urbana de Belo Horizonte. A artista também propõe a confecção de um stencil inspirado no formato dos blocos do cobogó do MCK.  

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.   

Assista o vídeo AQUI

 

Informações
Data
a
Entrada
Gratuito