Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Audiovisual

Mostra “CLINT” - Cine Humberto Mauro

Descrição

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, apresenta a mostra CLINT, que exibe, entre os dias 4 de fevereiro e 06 de março de 2022, diversos filmes de grande relevância presentes na carreira de Clint Eastwood, um dos nomes mais icônicos da história do cinema.

Com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos durante o horário de funcionamento da bilheteria, no dia de cada sessão, com lotação máxima do cinema de 133 lugares, além de quatro espaços reservados para cadeirantes. Com mais de 60 anos de carreira, a imagem de Clint Eastwood é marcada na memória dos amantes da sétima arte por suas célebres atuações em clássicos faroestes, principalmente, de anti-heróis carismáticos.

Porém, a versatilidade do norte-americano prevalece não só na frente das câmeras, mas também atrás delas. Aos 91 anos, o cineasta continua ativo como ator, diretor, produtor e compositor. “Apesar de começar a ser reconhecido nos seus papéis atuando, principalmente, nos filmes clássicos de Sergio Leone e Don Siegel, ele começou a dirigir seus próprios filmes nos anos 1970, junto, também, com Spielberg e Scorsese, que são diretores que permanecem produzindo até hoje. Ele representa esse elo entre o cinema moderno e o cinema contemporâneo”, explica Vítor Miranda, da Gerência do Cine Humberto Mauro.

Os filmes dirigidos por Eastwood ganharam notoriedade pelo estilo direto e objetivo, abordando temas humanos, complexos e sombrios, além do requintado desenvolvimento dos personagens. “Não por acaso, escolhemos o nome da mostra apenas como 'CLINT'.

É direto ao ponto, assim como ele, que possui uma característica muito direta e clássica. Muitas vezes percebemos que não há uma mão pesada na direção, traduzindo para o público uma maneira mais discreta o que ele quer demonstrar”, relata Vítor.

Vencedor quatro vezes do Oscar da Academia e homenageado pela mesma em 1995 em reconhecimento à sua longa carreira no cinema, além de ser o primeiro ator a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por mais de 50 anos consecutivos, o norte-americano atingiu números que poucos astros de Hollywood conseguiram alcançar ao longo da carreira.

Suas performances, direções, produções e composições estão marcadas na história do cinema em mais de 100 filmes, que comprovam com clareza a grandiosidade de Clint para a sétima arte. “Ele é um dos primeiros nomes que as pessoas procuram para uma primeira cinefilia. Ele possui a relevância de ser um nome muito grandioso e prolífico para a história do cinema”, explica Miranda.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a mostra CLINT, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, AngloGold Ashanti, ArcellorMittal e Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio ouro da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Localização
Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 - Centro
Centro-Sul
Data
a
Cine Humberto Mauro exibe mostra dedicada ao icônico ator e cineasta CLINT EASTWOOD.
Programação da mostra “CLINT” manifesta a magnitude do diretor-ator para a história do cinema.
Entrada
Gratuito