Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Audiovisual

Mostra “Sônia Viegas: Reflexões filosóficas sobre o cinema” - CineClássico Quarentena

Descrição

O CineCentro de fevereiro traz uma mostra especial em homenagem a Sônia Viegas, filósofa e professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, que faleceu em 1989, aos 45 anos, vítima de câncer. Em sua curta trajetória produziu importantes e densas obras filosóficas e também se dedicou a escrever sobre cinema, artes plásticas e literatura. Os escritos foram reunidos no livro póstumo “Sônia Viegas. Escritos: Filosofia e Arte”, de onde foram retirados alguns ensaios para compor essa mostra. Sônia apresenta uma série de questões e perspectivas com abordagem sensível e significativa, envolvendo as relações entre cinema e filosofia.

A programação do CineClássico Quarentena vem, através da mostra “Sônia Viegas – Reflexões filosóficas sobre o cinema”, compartilhar a produção da autora em tempos em que predominam o esquecimento. A leitura dos ensaios e escolha das películas analisadas pela filósofa permitem compreender sua visão sobre como o fazer cinematográfico possibilita pensar a experiência humana como uma forma de expressão do pensamento.

Sônia Viegas, considerada “uma pensadora da cultura”, transcendeu os limites da Universidade e levou a filosofia para outros espaços da cidade de Belo Horizonte. Na década de 80 teve participação intensa no projeto “Cinema Comentado”, promovido pelo Savassi Cine Clube, assim como em eventos realizados na Sala Humberto Mauro.

Para essa mostra foram selecionados os ensaios sobre os filmes Gritos e sussurros (I. Bergman), São Bernardo (L.Hirszman), O selvagem da motocicleta (F.F. Coppola), A festa de Babette (F.F. Coppola) e O sacrifício (A. Tarkovski). Uma série de reflexões sobre valores comuns a existência humana, tais como a dor, a morte, o amor, a identidade, o sacrifício e o esvaziamento de sentido da vida cotidiana são apresentadas nas análises da autora.

A mostra começa e termina com vídeos que apresentam depoimentos sobre a vida e obra da filósofa. Os ensaios publicados no livro serão disponibilizados na íntegra, bem como os filmes, que podem ser acessados nos links fornecidos abaixo. Os textos foram cedidos por Ângela Viegas Andrade e Mônica Viegas Andrade, filhas de Sônia Viegas.

Localização
Video

 

Data
a
Centro Cultural UFMG homenageia a filósofa Sônia Viegas em mostra de cinema.
Entrada
Gratuito