Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Comunicação

"Cenas Curtas Pretas" - Projeto Solo Negro

Descrição

Entre os dias 10 e 13 de junho, de quinta-feira a domingo, o projeto Solo Negro apresenta Cenas Curtas Pretas, com nove espetáculos de teatro, dança e circo de artistas negras e negros de Belo Horizonte.

Este é o quarto ano da mostra que, em 2021, realizará três edições com programação online gratuita.

É a segunda vez que a mostra é realizada neste formato, se adaptando às medidas de segurança para proteção contra a propagação do Covid-19.

As apresentações serão transmitidas ao vivo, sempre às 20h, diretamente do Teatro Espanca!, pelo canal youtube.com/ciaburlantins .

Idealizado pela Cia Burlantins e com curadoria de Julia Tizumba, Solo Negro se propõe a criar um espaço de difusão do trabalho de artistas negros da capital mineira, reunindo espetáculos que dialogam com a cultura afro-brasileira contemporânea ou tradicional.

Nesta primeira edição do ano, o projeto será viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc no âmbito do Estado de Minas Gerais.

“A programação é composta por solos e duos de artistas negros da capital mineira e apresenta Teatros Negros múltiplos, com estéticas e narrativas diversas, que têm como base fundamental a valorização da cultura e dos indivíduos afro-brasileiros e a presença do corpo negro em cena: corporeidade que reverbera uma conexão entre ancestralidade e atualidade em uma fusão de âmbitos artísticos e discursivos”, diz Julia.

O evento recebe diferentes gerações do Teatro Negro belohorizontino, desde o experiente ator Evandro Nunes, com o espetáculo In-Sã, até jovens artistas, como Ana Elisa Gonçalves com a cena A silhueta de Maria Efigênia.

Também compõem a programação as cenas Odu Axé, de Ricardo Campos, Ebó, de Anderson Ferreira, O peso nas costas de minha mãe, da Companhia Preta de Teatro, Aparecida, da Companhia Breve, Eu, de Jeiza da Pele Preta, Baixa Visão, de Raniele Barbosa, e O Pianista, de Robert Gomes.

Localização
online
Video

 

Informações
Data
a
Cenas Curtas Pretas inaugura programação do projeto Solo Negro, que será online e com apresentações ao vivo.
Entrada
Gratuito