Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Dança

Mostra Internacional de Dança Horizontes Urbanos

Descrição

Com 37 anos de atividades, colecionando vários prêmios e dezenas de espetáculos no currículo, o Camaleão Grupo de Dança foi o escolhido para abrir oficialmente a programação da Mostra Internacional de Dança Horizontes Urbanos, que terá início nesta quarta (14) e segue até domingo (18).

Esta edição, realizada em formato totalmente digital, apresenta o tema “A noite de cada um”, propondo aos artistas a interação com a cidade durante o período noturno. Por conta disso, as transmissões dos espetáculos e bate-papos que integram a programação do Horizontes Urbanos estão previstas para começar sempre às 23h, avançando pela madrugada.

A primeira montagem exibida nesta edição da mostra será Verga, um dos mais novos espetáculos do Camaleão Grupo de Dança.

A apresentação que faz parte da programação foi gravada na CeasaMinas especialmente a mostra. Verga é primeiro espetáculo construído apenas por membros da equipe, sem um coreógrafo convidado, uma assinatura do grupo.

O resultado visto em cena surgiu através de um processo de criação coletiva dos bailarinos Índio Oliveira, Sara Marchezini, Dewson Mascote, Luciana Lanza e Samuel Samways e a diretora artística do grupo, Inês Amaral, que assina, também, a direção coreográfica e artística da obra.

A concepção deste trabalho transita entre a resistência e a liberdade como possíveis formas de reação às relações de poder.

Não somente como oposição, mas como uma maneira de pensar e agir através do autoconhecimento, onde resistir não significa apenas reagir, mas, também, criar.

Para discutir essas questões o grupo se apoia nas linguagens que vem investigando, principalmente na capoeira. Há 6 anos o elenco desenvolve um intenso trabalho de pesquisa sob a condução do Mestre Agostinho, do Grupo Ginga - BH.

A fundadora e diretora geral da companhia, Marjorie Quast, destaca "estamos apresentando um trabalho que é fruto de uma pesquisa que vem sendo trabalhada coletivamente já há algum tempo.

Nós sempre trabalhamos com coreógrafos convidados, o que é bastante importante em nossa missão de transitar em vários locais diferentes. Mas, acompanhar a nossa evolução, nossa história, e perceber que hoje somos capazes de elaborar e construir nossas pesquisas para criar nossas produções de forma independente, nos enche de orgulho!", conta Quast.

Atualmente o grupo conta com direção geral de Marjorie Quast e direção artística de Inês Amaral, que em alguns projetos também atua como bailarina.

A rotina do Camaleão inclui aulas de preparo e prevenção, ministradas pela profissional da Academia FIVE, Laura Malheiros, capoeira regional com Mestre Agostinho do Grupo Ginga e Pilates com a fisioterapeuta Clara Lodi.

Além disso, o Camaleão Grupo de Dança segue na pesquisa de dança contemporânea através da técnica Continuum (Omar Carrum – ME), conduzida pela Diretora Artística Inês Amaral que hoje faz parte da rede de professores dessa técnica.

programação da 8ª edição do Horizontes Urbanos - A noite de cada um.

Programação completa:

14/07 - 23h – Live - Verga – Camaleão Grupo de Dança (Belo Horizonte/MG) - Câmera-Homem – Grupo de Dança 1º ato (Belo Horizonte/MG) - Fórum de debate entre os artistas da noite, com a participação/provocação do bailarino, professor e pesquisador Alberto Alvarenga.

15/07 - 01h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco - 05h – Reprise da live da noite anterior - 20h às 22h – Oficina Dança para tela: corpo, imagem e movimento, com Leonel Brum (inscrições gratuitas pelo link da Bio do Instagram @horizontesurbanosbh, até 14/07) - 23h – Live - Inverno - Joana Correa & Joana Ribeiro (Nova York e Rio de Janeiro) - FÊMEA - Silvia Maia (Belo Horizonte/MG) - Desvios tático-estratégicos para sobreviver à vida urbana - Grupo Três em Cena (Senador Canedo/GO) - Fórum de debate entre os artistas da noite, com a participação/provocação do arquiteto e professor Adriano Mattos.

16/07 - 01h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco - 05h – Reprise da live da noite anterior - 20h às 22h – Oficina Dança para tela: corpo, imagem e movimento, com Leonel Brum (inscrições gratuitas pelo link da Bio do Instagram @horizontesurbanosbh, até 14/07) - 23h – Live - RESID(u)O - Eudes Gomes (Belo Horizonte/MG) - Estudos para um corpo árvore - Thiago Cohen (Salvador/BA) - Um Rio que não dorme - Diogo Nascimento (Rio de Janeiro/RJ) - O Vigia - Núcleo de Criação Rosa Antuña (Belo Horizonte/MG) - Fórum de debate entre os artistas da noite, com a participação/provocação da arquiteta e professora Viviane Zerlotini da Silva.

17/07 - 01h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco - 05h – Reprise da live da noite anterior - 23h – Live - Two Room Apartment - Niv Sheinfeld & Oren Laor (Tel Aviv/Israel) - PLAYGROUND - Cia.Nósláemcasa (Belo Horizonte/MG) - Capítulo 1: ...olhar para além do que se vê...um convite a percepção... - Andreza Aguida (São Paulo/SP) - Fórum de debate entre os artistas da noite, com a participação/provocação do arquiteto Fernando Maculan.

18/07 - 01h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco - 05h – Reprise da live da noite anterior

Localização
online
Video