Eventos /  Festa la la-ticket green  /  Religioso

Novena e Festa da Padroeira de Belo Horizonte, N. Sra. Da Boa Viagem

Descrição

Da imagem que chegou de Portugal há mais de 300 anos, o símbolo de proteção dos tropeiros que ajudaram a fundar o então Arraial do Curral Del Rei, que mais tarde se transformaria na nova capital dos mineiros.

Declarada padroeira de Belo Horizonte e comemorada no próximo domingo (16), Nossa Senhora da Boa Viagem recebe uma semana inteira de homenagens e devoção no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, na região Centro-Sul.

Além das missas e meditação do terço diariamente, a programação conta com música, gastronomia e assistência social – por conta da pandemia, o público que pode acompanhar as atividades na igreja da Boa Viagem está reduzido em 90 pessoas.

"Na terça, teremos um concerto chamado Noite do Abraço Fraterno, que vem com um pianista do grupo concertino e uma solista, também com transmissão virtual, em que serão declamadas poesias e pequenas reflexões sobre a fraternidade", adiantou o padre Marcelo Silva, que é pároco do santuário.

Entre quarta e sexta-feira, o santuário promove as catequeses virtuais, com convidados especiais.

Já no sábado, acontece a 'Ação Social: Obra do Berço', com 50 grávidas que vivem em áreas carentes. "Colocaremos os enxovais em banheirinhas, com os nomes das crianças de cada mãe.

É um encontro com pediatras da Santa Casa, cantigas de ninar e também de espiritualidade e acolhimento", resumiu o padre. Já no domingo, dia da padroeira, a programação é intensa e só termina no fim da noite.

Além das celebrações eucarísticas com bispos e padres convidados, vai ocorrer a venda do Tropeiro da Boa Viagem e a bênção de Nossa Senhora da Boa Viagem aos motoristas a partir das 19h.

"Estávamos em busca de criar um prato que fosse uma marca do santuário, e surgiu a ideia do feijão tropeiro, um alimento que era típico dos tropeiros por ser fácil de preparar e nutritivo.

E nada mais genuíno a esse lugar como essa iguaria, que será vendida aqui na praça", enfatizou o padre. 'Identidade da capital' Para o padre Marcelo Silva, Nossa Senhora da Boa Viagem representa a identidade de Belo Horizonte.

"Ela tem a ver principalmente com a influência do catolicismo na cultura, é uma pedra de toque da cultura que se formou no vilarejo Del Rei que depois de se tornou a primeira cidade planejada do Brasil.

Por isso, vai encontrar no projeto de Aarão Reis um único espaço, como esse da Boa Viagem, dentro da planta da cidade. É um quarteirão inteiro voltado para a igreja", enfatizou.

Além disso, o pároco lembrou que a imagem trazida pelos portugueses há mais de 300 anos está guardada no santuário e pode ser visitada pelos fiéis. "Inclusive, acabamos de finalizar a restauração do altar que guarda a nossa senhora.

Foi um trabalho de mais de dois anos de recuperação das cores originais, assim como toda a parte interna da igreja", finalizou.

Localização
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem - Rua Sergipe, 175 - Centro
Video

 

Horários
a
Celebrações, música, eventos sociais e gastronomia fazem parte da programação que tem como mote a fraternidade
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar