Eventos /  Oficina la la-ticket green  /  Audiovisual

Oficina "Direção de Arte e Figurino" - 3º Circuito Cinematográfico de Periferia

Descrição

O curso propõe uma introdução aos aspectos teóricos e práticos da direção de arte e figurino de um filme. Realizará uma introdução sobre o conceito de direção de arte, sua importância e desenvolvimento na linguagem cinematográfica. Abordará aspectos conceituais e práticos no desenvolvimento de um projeto, suas subdivisões, características, exemplificando com processos de trabalhos realizados pela ministrante da oficina, e também por outros diretores de arte do cinema brasileiro. Apontará as características e escolhas realizadas em alguns projetos, as soluções criativas em diálogo com a proposta dos filmes, e as formas de envolver e trocar com a comunidade aonde os projetos aconteceram.


Serão abordados os seguintes tópicos: Conceito de direção de arte; Formação de equipe e subdivisões do departamento; Formações especificas do diretor de arte (arquitetura, artes visuais, teatro, cinema); Roteiro - análise e leitura; Tripé: direção, direção de arte, direção de fotografia e a criação conceitual de um projeto; Planejamento e logística – diálogos entre produção, produção de arte e direção de arte; Pré-produção, filmagens, desprodução e pós-produção; Pesquisa de locação e sets; Cores, texturas, linhas e iluminação; Desenho técnico e pasta de referências; Objetos de cena, produtora de objetos, pesquisa e realização; Cenografia – pinturas e envelhecimentos; Figurino, croquis, tecidos, costuras, customizações; Maquiagem.

Sobre Rimmena Procópio:
Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Trabalha com direção de arte e figurino no cinema, cenografia, atuação e dança. No cinema assinou direção de arte dos longas-metragens Kevin de Joana Oliveira, No Coração do Mundo de Gabriel Martins e Maurílio Martins, Marte Um de Gabriel Martins, Sem Raiz de Renan Rovida, e os figurinos de Temporada de André Novais Oliveira. Também realizou direção de arte e figurinos de diversos curtas-metragens, videoclipes, shows, teatro, como Nove Águas de Quilombo dos Marques, Ângela de Marília Nogueira, Nada de Gabriel Martins, show Negro Amor de Heberte Almeida, Clipe Canastra Real da Banda Djalma não entende de Política, figurinos do Instituto Hahaha entre outros. Ministrou aulas de direção de arte e figurino no curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, no Núcleo de Produção Digital e no projeto Cinema nos Quilombos.

Localização
Data
a
A oficina vai ocorrer de 05 a 08 de abril de 2021 - segunda, terça, quarta e quinta-feiras.
No horário de 15h às 18h.
Entrada
Gratuito