Eventos /  Oficina la la-ticket green  /  Cultural

"Histórias de Restauros" - MM Gerdau

Descrição

As paredes contam muitas histórias e elas estão em nosso imaginário, seja na literatura, no cômico e no trágico, nas narrativas políticas em constante construção, nas decisões, nas histórias das artes, nas histórias dos povos.

Não à toa dizemos que as paredes falam!

No dia primeiro de abril, o MM Gerdau faz um convite para ouvir "Histórias de Restauros", com Rosângela Reis Costa, uma das fundadoras do Grupo Oficina de Restauro, que têm estado no Prédio Rosa, em um processo de restauração da arte aplicada.

O encontro virtual vai contar a longa história do Grupo Oficina de Restauro, que tem contribuído para que muitos outros possam escavar e decifrar segredos, além de contar sobre a atual restauração no MM Gerdau e sobre o que as paredes do nosso Prédio Rosa, edifício de 1897, contam.

CONHEÇA A CONVIDADA:

Rosangela Reis Costa é restauradora especialista, sócia fundadora do Grupo Oficina de Restauro, desde 1987. Graduou-se em Belas Artes pela UFMG em 1982, fez as pós-graduações latu sensu em Cultura e Arte Barroca no Instituto de Arte e Cultura de Ouro Preto IAC/UFOP em 1985 e Conservação e Restauração de Bens Móveis no Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis CECOR/UFMG. Estudou no ICCROM, em Roma na Itália em 1989 no Curso de Princípios Científicos da Conservação.

Participou do quadro técnico do IEPHA entre 1984 e 1988. Entre os principais trabalhos destacam-se a restauração dos Elementos de Arte Aplicada da Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara, MG, e do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos de Congonhas, MG; a restauração do painel Inconfidência Mineira, de Candido Portinari, do antigo Palácio dos Despachos, hoje ocupado pela Casa Fiat de Cultura; atuou como courrier de exposições no Brasil e no exterior entre tantos outros. Publicou o livro Patrimônio Restaurado – Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara/MG – 1997/2003.

Localização
online
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito