Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Palestra: “A economia brasileira no tempo da Independência", com o Escritor e Jornalista, Jorge Caldeira - AML

Descrição

Durante a conversa, Jorge Caldeira descreve a economia brasileira entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, ressaltando seu dinamismo, a integração do mercado e o grau da diversificação econômica nacional.

Caldeira também aborda marcos históricos importantes para a compreensão do processo econômico no referido período, como a vinda da família real para o Brasil, em 1808; a assinatura dos Tratados de Amizade e Comércio com a Inglaterra, em 1810, e a elevação do Brasil a Reino Unido, junto com Portugal e o Algarve, em 1815.

A Revolução Liberal do Porto, de 1820, foi igualmente tema de reflexão, bem como a assinatura do Tratado de Reconhecimento da Independência brasileira por Portugal, em 1825.

Na entrevista ao presidente da AML, Rogério Faria Tavares, Jorge Caldeira ainda discorre sobre o papel desempenhado pela escravidão no processo econômico brasileiro e porque ela prosseguiu mesmo depois da Proclamação da Independência, em 1822.

Analisa detidamente algumas personalidades históricas estudadas em seu livro "101 brasileiros que fizeram a história", como Tiradentes, Frei Caneca e o Regente Diogo Feijó. Por fim, o entrevistado reflete sobre o presente e o futuro do país, quando todos se preparam para celebrar o bicentenário da Independência, em 2022.

Localização
online
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito