Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Palestra: "Nos 90 anos de Wander Piroli", com Fabrício Marques - AML

Descrição

O ano de 2021 marca os 90 anos de nascimento de Wander Piroli e nada mais oportuno do que conhecer um pouco deste escritor admirável, também reconhecido por revolucionar a forma de contar histórias para crianças, especialmente com os livros "O menino e o pinto do menino (1975) e Os rios morrem de sede (1976).

Além da carreira como escritor, Piroli também trabalhou entre as décadas de 1960 e 1980 no jornalismo mineiro, imprimindo forte marca autores nas diversas redações em que trabalhou, sobretudo como editor. Estreou em 1966 com o clássico "A mãe e o filho da mãe", admirado por escritores de várias gerações, de João Antônio e Roberto Drummond a Joca Terron e Marçal Aquino.

Como jornalista, trabalhou n'O Binômio, Última Hora, O Sol, Estado de Minas, Jornal de Shopping, Jornal de Domingo e no Hoje em Dia. Na palestra, Fabrício Marques, autor da biografia "Wander Piroli: uma manada de búfalos dentro do peito" (2018), indicada ao Prêmio Jabuti, fala um pouco da importância de Piroli para a literatura brasileira, destacando especialmente a produção de "A mãe e o filho da mãe" - livro fundamental para entender a violenta sociedade brasileira - sem esquecer da sofisticada literatura infantil do autor.

O palestrante ressalta, ainda, o quanto a trajetória de Wander Piroli é extremamente ligada a Belo Horizonte. “Ele é considerado um humanista radical, pela forma sempre afetuosa como trata seus personagens, a maioria de pessoas que vivem à margem da sociedade.

A forma seca, áspera e ao mesmo tempo lírica de sua escrita faz com que muitos críticos o aproximem de Hemingway e Graciliano Ramos”, explica.

Localização
online
Video

 

Informações
Data
a
Entrada
Gratuito