Eventos /  Palestra la la-ticket green  /  Literatura

Palestra “Um repórter entre Graham Greene e Papa Francisco” - Academia Mineira de Letras

Descrição

J.D. Vital é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar sobre o dilema do jornalista e escritor diante do desafio de escrever um livro sobre a flexibilização do celibato dos padres na Igreja Católica. O assunto será abordado na palestra “Um repórter entre Graham Greene e Papa Francisco”, que estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 30 de julho, às 11h.

O escritor inglês Graham Greene sempre foi contra o casamento de padres, em discussão no pontificado do Papa Francisco. A palestra aborda o dilema do jornalista e escritor ao escrever um livro que traz consigo a temática da flexibilização do celibato na Igreja.

Há 80 anos, Londres estava em chamas. Os aviões de Adolf Hitler despejavam, de dia e de noite, toneladas de bombas sobre a capital inglesa. Graham Greene teve sua casa bombardeada. Numa noite de horror, ele presenciou uma cena de socorro às vítimas, que o converteu para sempre no maior advogado do celibato sacerdotal, embora na Inglaterra os padres e bispos anglicanos podem casar-se.

Graham Greene é autor de um dos clássicos da literatura moderna inglesa, o romance “O poder e a glória”, sobre um padre beberrão perseguido por tropas federais do governo anticlerical do México na década de 1920.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

Localização
Online