Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #10/2021 - “Marcelo Bones, diretor de teatro, fala sobre festivais"

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, Marcelo Bones, fala sobre festivais, especialmente os de teatro, em uma aula intitulada “Um olhar sobre os festivais”.

Segundo Marcelo Bones, os Festivais de Inverno da UFMG tiveram um papel muito importante em sua formação pedagógica, artística, humana e como diretor de teatro.

A participação nesses eventos despertou seu interesse para os festivais de maneira geral e principalmente os festivais de teatro.

Em 2014 ele participou da criação do Observatório dos Festivais - organização de pesquisa, informação e articulação dos festivais de teatro no Brasil. Bones conta que os festivais provavelmente são realizados desde os primórdios da humanidade, ligados a rituais de celebração e colheita.

Segundo ele, os festivais de teatro e artes cênicas podem ser definidos como uma sequência de apresentações cênicas demarcadas no tempo e em um determinado território.

Ele segue falando sobre o surgimento dos principais festivais de teatro do Brasil e do Mundo e ressalta que, além da importância artística, eles têm uma dimensão social, política e econômica.

Para finalizar sua reflexão, Marcelo Bones chama a atenção para a importância dos festivais enquanto espaço privilegiado de inovação, difusão das vanguardas de formação técnica e de público.

Marcelo Bones é diretor de teatro, fundador do Grupo Teatro Andante, professor, gestor cultural, criador do Observatório dos Festivais (festivais.com.br) e articulador da Rede Brasileira de festivais.

Atualmente é Subsecretário de Cultura de Contagem - MG.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
Video