Eventos /  Projeto la la-ticket green  /  Cultural

Novembro Digital 2020 - Aliança Francesa BH

Descrição

Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o festival internacional Novembro Digital celebra a criação digital sob todas as formas: do videogame às realidades imersivas, da arte digital ao som espacializado, da alfabetização digital às humanidades digitais.

Realizado em Belo Horizonte pela Aliança Francesa e Embaixada da França, com o apoio do Institut Français, o público poderá conferir uma extensa programação online e presencial durante todo o mês de novembro, com participação gratuita. A programação é voltada para públicos de todas as idades. Entre as atrações que podem ser conferidas em galerias, fachadas, circuitos e em espaços virtuais estão exposições, instalações, imersões em realidade virtual, realidade aumentada, mostras online, palestras e debates.

A partir do dia 3 de novembro, a Aliança Francesa, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, realiza a Mostra de Realidade Virtual –  Nymphaea na Galeria do Café no Palácio das Artes. Utilizando dispositivo de realidade virtual, o público poderá conferir duas obras: Mutatis (2019, 12 min, 360°), de Mali Arun, e Claude Monet, a obsessão das ninféias de Nicolas Thépot (2018, 8 min, interactif).

Em parceria com o Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir do dia 3 de novembro, o público que transita pela Praça da Liberdade tem a oportunidade de apreciar a projeção do curta-metragem Thermostat 6 na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento. O curta é uma criação de Av-Ron Maya, Cominotti Mylène, Coudert Marion e Dano Sixtine, estudantes de graduação da escola Gobelins.

As sociedades ultra conectadas trazem a sensação de que as pessoas não podem mais viver sem o digital. Mas, os impactos no meio ambiente e na saúde trazem à tona a necessidade de moderação. A Aliança Francesa de Belo Horizonte traz essa reflexão na exposição virtual “Tecnologia: em direção a sobriedade digital?”, disponível no site da instituição a partir do dia 9 de novembro. Para colocar a tecnologia em debate, será realizado o IV Fórum de Políticas Culturais em Debate, que abordará os desafios da produção cultural em tempos de pandemia. O evento em parceria com Sesc em Minas, a Embaixada da Francesa e o Governo de Minas, acontecerá no entre os dias 10 a 12 de novembro em formato 100% digital e gratuito. O público acompanhará os debates em torno das temáticas emergentes do contexto vivenciado pelo setor cultural.

Entre os dias 16 de novembro e 11 de dezembro, será realizado um circuito em realidade aumentada, o Uramado AR, interligando os equipamentos culturais integrantes do Circuito Liberdade, o Palácio das Artes, o prédio da AFBH e os equipamentos culturais da Universidade Federal de Minas Gerais.  20 centros culturais estão envolvidos em uma caça ao tesouro a partir do aplicativo Tanukis, dando vida a espíritos da floresta do folclore japonês.

Como parte do ano dos quadrinhos na França, o Novembro Digital também inclui o atelier ‘’Introdução aos quadrinhos: aprenda a utilizar o aplicativo gratuito da Biblioteca Nacional da França – BDnF’’, no dia 26 de novembro, às 19h30, por meio da plataforma zoom. A partir da ferramenta de criação digital: BDnF – A fábrica de BD, que permite histórias em quadrinhos ou qualquer outra história multimídia que combine ilustração e texto – lançada pelo BnF, com o apoio do Ministério da Educação Nacional e Juventude – o público vivenciará as etapas de criação de uma história em quadrinhos.

Localização
Online
Data
a
Entrada
Gratuito