Eventos /  Semana la la-ticket green  /  Cultural

19ª Semana Nacional de Museus - Museus Públicos Municipais

Descrição

Os museus públicos municipais de Belo Horizonte participam, em 2021, da 19ª Semana Nacional de Museus. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o evento acontece de 17 a 23 de maio, englobando instituições museológicas de todo o país e traz como tema "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar".

Em BH, a programação dos museus públicos municipais será totalmente virtual e gratuita. Entre as atrações estão um Webnário, que irá debater a inclusão dos museus no meio digital e visitas mediadas às exposições, além do lançamento de um documentário.

Confira a programação clicando nos nomes das atividades logo abaixo. 

Museu da Moda - MUMO

Visita Virtual Comentada à exposição “Alceu Penna - Inventando a Moda do Brasil”

O Museu da Moda oferece uma visita virtual 360º, com comentários narrados ao vivo pela curadora da exposição, Luiza Penna, contextualizando imagens e peças apresentadas. 

A exposição conta a história de Alceu Penna a partir de recortes da sua carreira. Mineiro de Curvelo, o artista é figura emblemática do cenário das artes no Brasil e transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade e cenografia, sendo considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ganhou fama pela criação da seção “As Garotas”, publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, entre 1938 e 1964, revolucionando a moda e o comportamento no país durante aquele período.

Inscrições: producao.mumo@pbh.gov.br
Data: 18 de maio, terça-feira
Horário: 18h
Encontro realizado pela plataforma Google Meets

Museu da Imagem e do Som - MIS-BH

Visitas Virtuais mediadas à exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte oferece ao público mediação on-line para as visitas virtuais à exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. Trata-se de uma atividade conduzida de forma remota pela equipe do Educativo do Museu, permitindo que os visitantes debatam com os educadores as temáticas ligadas à mostra.

A exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de TV de Minas Gerais. Fundada em 1955, a TV Itacolomi foi um importante marco para o desenvolvimento das comunicações no estado, e exerceu grande influência sobre a vida cultural em Belo Horizonte, impulsionando o surgimento e o crescimento de diversos artistas mineiros.

Agendamento: mis.fmc@pbh.gov.br
Datas: 19 a 21 de maio, de quarta a sexta-feira
Horário: das 9h às 17h
Encontro realizado pela plataforma Google Meets

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

Roda de conversa virtual - Museu, Cidade, Patrimônio

O Museu Histórico Abílio Barreto coleta, guarda, preserva e divulga acervos relativos à cidade de Belo Horizonte. Nesta atividade, propomos uma reflexão sobre a prática museal em suas relações com a cidade e com a ideia de patrimônio cultural.
 
Atividade educativa de sensibilização cultural, que visa propor aos visitantes um diálogo sobre as funções de um museu na sociedade, sobre memória e patrimônio e sobre o ato de identificar, guardar e difundir objetos de valor cultural.
 
A partir de imagens de alguns objetos do acervo do Museu, a atividade busca trabalhar as noções de patrimônio cultural, museu, acervo, objeto musealizado, critérios para a guarda, estabelecendo, entretanto, uma linha direta com o universo particular do visitante, que poderá articular as noções discutidas à dimensão de um patrimônio cultural pessoal.
 
Data: 20 de maio, quinta-feira 
Horário: 17 horas
Inscrições pelo e-mail: educativomhab@pbh.gov.br
Encontro realizado pela plataforma Google meets

Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

Exibição de documentário "Casa Museu"

Casa Museu, documentário que apresenta os dois momentos históricos em que a Casa do Baile foi vocacionada para uma função museológica. A exibição mostra a importância da função museal na recuperação e proteção do patrimônio.

Data: 22 de maio (sábado)
Horário: 14h
Exibição no canal da Fundação Municipal de Cultura no youtube e no site do Pampulha Território Museus 

Webinário - Museus e Território, presente e futuro 

Data: 20 de maio, quinta-feira, das 09h30 às 17h

Apresentadora: Fernanda Ribeiro 
Plataforma: inscrições pelo Sympla (mesa 1; mesa 2

Atividade realizada em parceria com o Pampulha Território Museus

Mesa 1 - O espaço virtual como ampliação do território 9h30 às 12h

Mediação: Sara Moreno

Os avanços e ferramentas tecnológicas, especialmente no meio digital, apresentam para os museus possibilidades de atuação que não são novas, mas que ganharam no contexto atual diferentes significados. É necessário compreendermos quais usos são adequados e interessantes às especificidades das instituições, buscando caminhos não só para fazer uso do meio digital, mas para reposicionar a atuação do museu de forma comprometida com  passado, presente e futuro. Seria possível entender esse reposicionamento dos museus como uma ampliação de seu território de atuação?

Convidados: 
Alexandre Feitosa - CGSIM/Ibram - Repositório Tainacan e a reinvenção dos museus: desafios atuais. 

Diomira Maria Cicci Pinto Faria - Espaço do Conhecimento UFMG . 
Apresentação de resultados da mostra virtual Mostra Universidade e Cidade e concepção da exposição virtual Sertão Mundo. 

Alexandre Milagres - Diretoria de Museus Secult 
Novos espaços expográficos nos horizontes virtuais.

Sérgio Burgi - Instituto Moreira Salles - Presença dos acervos nas mídias digitais.

Lucas Lara I Museu da Pessoa – Direção de Museologia - Acervos nascidos digitalmente. 

Inscreva-se!

Mesa 2 - Educação Museal e o Território 14h às 17h

Mediação: Ana Amélia Rossiter 

Os conteúdos abordados nesta mesa resultam da investigação e experimentação de educadores e gestores com práticas de mediação cultural em espaços museais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, utilizando meios digitais. Assim, apontamos para esforços na construção de relações possíveis com públicos diversos e buscamos integrar outros olhares e narrativas. É possível alargar nossa compreensão de território e criar formas de envolvimento de novos atores em nossos processos educativos tendo a internet como meio de atuação?

Componentes da Mesa:

Sara Moreno - Diretora de Museus da FMC - Práticas educativas virtuais nos museus municipais de Belo Horizonte.

Rosália Estelita Diogo (rosaliadiogo@pbh.gov.br), coordenadora do CRCP - Centro de Referência da Cultura Popular. Apresentação da exposição Maracatu Chico Rei e sua versão virtual. 

Valquíria Prates e Maria Eugênia Salcedo - Educação museal e território Pampulha. Lançamento da publicação digital "Território Educativo: um convite dos museus para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha".

Inscreva-se! 

Atualmente, os museus municipais da capital encontram-se fechados ao público em razão das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19.

 

Data
a
De 17 a 23 de maio de 2021. Consulte a programação para verificar as datas, horários e museus participantes
Entrada
Gratuito